1 de setembro de 2020

Conheça os segredos da oratória

por Douglas De Matteu

Falar em público é uma habilidade cada vez mais requerida nos dias de hoje. Seja em uma apresentação de projeto, workshop ou palestras, essa competência está presente nos mais diversos meios e circunstâncias. Você fala em público com facilidade ou considera essa prática um desafio? No artigo a seguir, saiba mais sobre o que é oratória e conheça seus segredos.

A oratória: o que é?

 
Oratória pode ser considerada a arte de falar em público. Essa designação, porém, pode levar ao entendimento de que só fala bem em público quem é criativo por natureza. Então, é mais justo considerar a oratória como um conjunto de preceitos que, seguidos, resultam em um falar eloquente.

Com isso, é bom deixar claro que uma boa oratória é resultado de uma técnica correta associada à treino e prática. Logo, percebe-se que falar bem em público é uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada, como tantas outras habilidades.

Se para você falar em público é um desafio, saiba que está em boa companhia: Demóstenes, considerado o primeiro orador de renome da história, tinha muita dificuldade para falar. Entretanto, em vez de desistir, ele venceu essa condição, e treinava suas falas colocando pedrinhas dentro da boca e indo discursar à beira-mar.

Esse é um exemplo de perseverança para conseguir falar em público. Claro que, atualmente, dispomos de meios mais eficazes para desenvolver uma boa oratória, e vamos falar sobre isso a seguir.

Conheça os segredos da oratória

 
A fim de desenvolver essa habilidade, é importante dominar a técnica, exercitar e se aprimorar. Para isso, destacamos alguns fatores que vão te ajudar:

Desenvolva o autoconhecimento: seu estilo pessoal pode ser um grande trunfo na sua apresentação. Oradores que têm um estilo próprio se destacam dos demais. Além disso, o autoconhecimento auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, muito importante ao se apresentar em público.

Cuide de sua aparência: a primeira impressão que o seu público terá de você é sua imagem. Logo, ela faz parte da mensagem que você vai passar. Atentar para sua aparência também auxilia na manutenção da autoconfiança. Então, veja se suas roupas e calçados estão de acordo com o evento, se estão limpos e apresentáveis, cuide do seu cabelo, barba e maquiagem.

Inspire-se em grandes oradores: procure discursos de oradores famosos, como Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Steve Jobs e Martin Luther King. Destaque o que eles têm de melhor e adapte às suas características. Lembre-se: atenha-se ao seu estilo.

Além desses fatores relacionados a sua pessoa, há outras dicas sobre o seu discurso. Veja:

– Antes construir seu texto, saiba quem é seu público, o local onde você vai falar e o tempo disponível.

Conheça o assunto sobre o qual você vai falar. Isso vai facilitar bastante seu trabalho, além de passar confiança.

Estruture seu texto da seguinte maneira: introdução, desenvolvimento e conclusão. No dia da sua apresentação, leve um roteiro para se guiar.

– Assim que o texto estiver pronto, treine sua apresentação. Verifique se o tempo que você leva do início até o final é condizente com o tempo que terá; observe se as ideias estão encadeadas.

Falar bem em público é resultado de técnica, treino e prática, e qualquer pessoa interessada pode aprender, desenvolver e aprimorar essa habilidade. Há alguns segredos que permitem um bom discurso, e vão desde cuidados pessoais e autoconhecimento até o planejamento da apresentação e estruturação do texto.

Agora que você já conhece os segredos da oratória, inspire-se, prepare-se e pratique. Você só tem a ganhar!

FONTE: IAPERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.