23 de outubro de 2019

Teste seus conhecimentos sobre Balanço Patrimonial

por José Carlos Marion

A expressão balanço decorre do equilíbrio: Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade: Aplicações = Origens. Parte-se da ideia de uma balança de dois pratos em que sempre se encontra a igualdade. Só que, em vez de denominar-se balança (assim como Balança Comercial), denomina-se, no masculino, balanço. A expressão patrimonial origina-se do Patrimônio da empresa, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações. Daí se origina a expressão Patrimônio Líquido, que significa a parte líquida do patrimônio, a riqueza líquida da empresa num processo de continuidade, a situação líquida. Juntando as duas expressões, forma-se Balanço Patrimonial, o equilíbrio do patrimônio, a igualdade patrimonial. A partir dessas definições, que tal testar seus conhecimentos sobre o Balanço Patrimonial? Veja se você domina o assunto fazendo o teste a seguir:

Teste seus conhecimentos sobre Balanço Patrimonial

 

 

Gostou do testar seus conhecimentos sobre Balanço Patrimonial? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

Aproveite e conheça também o livro Contabilidade Comercial:

Mais conteúdo no livro Contabilidade Comercial

 

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.