2 de julho de 2021

Aquecimento Congresso USP: Contabilidade alia-se à tecnologia e continua entre as carreiras mais promissoras

por Ricardo Pereira Rios

A utilização da automação de processos robóticos (RPA, sigla em inglês) para atividades rotineiras. Plataformas de inteligência artificial para a análise de um grande volume de dados. Softwares que geram relatórios mais assertivos, aumentando a produtividade e otimizando o tempo da equipe, à medida que geram mais valor agregado aos produtos.

Tudo isso pode parecer ficção científica, mas é o presente. A disrupção tecnológica já é realidade. O futuro chegou e o processo de transformação digital passou a integrar o cotidiano dos profissionais. E a Contabilidade não podia ficar fora dessa.

Contabilidade alia-se à tecnologia e continua entre as carreiras mais promissoras do país.

Aliada à tecnologia, a Contabilidade continua no ranking das áreas mais promissoras em 2020. Um levantamento realizado pela Page Group, e publicado nesta semana, com exclusividade, na revista Você S/A, mostra que a economia está passando por grandes transformações no Brasil e 38 cargos terão destaque no mercado de trabalho.

Entre eles, é possível identificar oportunidades aos profissionais da contabilidade em, pelo menos, sete áreas: analista contábil, controller, líder, diretor e especialista em planejamento financeiro, analista de finanças estruturadas e especialista de controles internos, risco e compliance. Todos, com salários que podem variar entre R$6 mil e R$25 mil.

A contabilidade também é destaque no Guia Salarial 2020, da recrutadora Robert Half. O relatório da empresa traz as áreas de Finanças e Contabilidade como segmentos de retomada de crescimento. De acordo com o levantamento, as empresas estão implementando sistemas de business intelligence (BI) e criando oportunidades diferenciadas no mercado de trabalho para profissionais que tenham a capacidade de olhar as operações por ângulos diferentes e fazer projetos mais precisos e inovadores.

Quer saber mais sobre carreiras mais promissoras na área das ciências contábeis? Conheça o canal CONFI!

 

Canal CONFI Ricardo Rios e José Carlos Marion

Newsletter Congresso USP

 

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ricardo Pereira Rios
    Ricardo Pereira Rios

    Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Contador/Empresário contábil; Professor Universitário, há 13 anos; Diretor Acadêmico do Centro Universitário de São Roque – UNISÃOROQUE, Coordenador Curso de Ciências Contábeis; Atua na área Contábil Tributária há 25 anos; Co-autor do livro: "Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução", obra premiada na categoria Livro de Contabilidade no "Troféu Cultura Econômica 2012" – Rio Grande do Sul; Autor do livro "Contabilidade Avançada", pela editora Atlas/Gen em parceria com o Professor Doutor José Carlos Marion. Autor do livro “Contabilidade para Executivos”, pela editora Atlas/Gen em parceria com os professores Adalberto Cardoso e José Carlos Marion. Palestrante há 13 anos, com temas voltados à área da Contabilidade; Atuou em diversas entidades da contabilidade em nível local e estadual, atualmente é Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo;