7 de fevereiro de 2020

Resenha: Contabilidade Gerencial – Da Teoria à Prática

por GEN.N&G

Esta obra clássica chega à sua 7ª edição totalmente atualizada. Contabilidade Gerencial – Da Teoria à Prática foi dividida em três partes (Introdução à Contabilidade Gerencial; Custos para avaliação, controle e tomada de decisões; e As fronteiras da Contabilidade Gerencial), traz noções introdutórias da Contabilidade Gerencial, além de conceitos sobre lucro empresarial, variação de preços e análise de balanço como instrumento da Avaliação de Desempenho.

Nesta nova edição, foi adicionado um capítulo inédito, integralmente dedicado à estrutura das demonstrações contábeis e financeiras. Como diferencial, ao final de cada capítulo foram incluídos exercícios selecionados dos principais exames aplicados no país, para que o leitor se sinta desafiado a ir além das páginas do livro, em busca de seu aprendizado profissional.

Resenha: Contabilidade Gerencial

Aplicação do livro Contabilidade Gerencial – Da Teoria à Prática

 

Livro-texto para a disciplina Contabilidade Gerencial dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Leitura complementar para as disciplinas Análise de Custos e Análise de Balanços dos cursos de Ciências Contábeis.

 

Prefácio à 7ª edição

 
Esta sétima edição foi atualizada em todos os capítulos e sofreu profunda revisão para incluir o que há de mais atual, considerando as principais mudanças da legislação do nosso país, tais como as Leis nos 11.638/2007 e 6.404/1976, das sociedades anônimas, e exemplos práticos que utilizam os dados e informações mais atuais.

O Capítulo 1 traz, de forma mais moderna e ampliada, as definições de Contabilidade Gerencial, sua utilidade específica e principais diferenças em relação à Contabilidade Financeira.

Foi incluído o Capítulo 2, que trata da estrutura das demonstrações contábeis e financeiras, destacando, além do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Período (DRE), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração de Valor Adicionado (DVA), as quais trazem, da Contabilidade Financeira, informações que se conectam à Contabilidade Gerencial, contribuindo para a tomada de decisão dos gestores, de forma mais assertiva e eficaz.

Ao final de cada capítulo foram incluídos exercícios selecionados dos principais exames aplicados no país para que o leitor se sinta desafiado a ir além das páginas deste livro, na busca de seu aprendizado profissional.

Esta nova edição não teria sido possível sem a preciosa colaboração do Professor Valdir Donizete Segato, que não mediu esforços para sua atualização, apresentando e sugerindo encaminhamentos para que se tornasse mais didática, eficiente e prazerosa.

Prof. Sérgio de Iudícibus

Veja o sumário da obra:

 
Unidade I – INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE GERENCIAL

1 – Noções Preliminares

2 – Estrutura das Demonstrações Contábeis e Financeiras

3 – Lucro Empresarial e Variações de Preços

4 – A Análise de Balanços como Instrumento da Avaliação de Desempenho

Unidade II – CUSTOS PARA AVALIAÇÃO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES

5 – Fundamentos de Contabilidade de Custos

6 – Relações Custo/Volume/Lucro

7 – Utilização de Informações de Custo para Decisões do Tipo: Qual Produto Cortar?

8 – Outras Aplicações do Custeio Variável (Direto)

9 – Fundamentos de Custo-padrão, Inter-relação com Orçamentos e Análise de Variações

Unidade III – AS FRONTEIRAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL

10 – Informações Contábeis para Decisões Especiais (Introdução)

11 – O Gerente em Face da Descontinuidade – Algumas Considerações

12 – Outras Técnicas e Conceitos de Custeio para Empresas em Busca da Qualidade Total

13 – Conclusões e Horizontes da Contabilidade Gerencial

Gabarito dos Exercícios

Bibliografia Básica

Índice Remissivo

Sobre o autor

 
Sérgio de Iudícibus

Professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Foi visiting professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamento mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, onde foi Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.

Saiba tudo sobre o livro aqui!

 
Gostou de saber mais sobre o livro Contabilidade Gerencial – Da Teoria à Prática? Então assine nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.