24 de julho de 2020

Importância da Contabilidade na gestão de crises, com Ricardo Rios e Wellington Rocha

por Ricardo Pereira Rios

Na palestra “Importância da Contabilidade na gestão de crises”, no Congresso GEN X, Ricardo Rios e Wellington Rocha abordaram as mudanças no papel das ciências contábeis. Rios fala sobre o termo Contabilidade 4.0, que demonstra a real necessidade de mudança: o profissional da área não deve agir somente para calcular tributos e focar somente nas questões fiscais. Hoje, a Contabilidade deve ser vista como estratégia, como um auxílio para os negócios, principalmente em tempos de crise.

A princípio, os professores comentam a origem da contabilidade, para que ela surgiu e quais são os seus três principais pilares: mensuração, comunicação e tomada de decisão. Segundo Rios e Rocha, a ciência social aplicada evolui com a sociedade e, no Brasil, ela sempre foi bastante atrelada ao fisco. E isso é algo muito importante a ser destacado: até hoje, a maioria das empresas faz a contabilidade apenas para atender questões burocráticas. Contudo, após a pandemia, os processos aceleraram. Agora, com tantas mudanças, aos poucos o papel do contador vai se transformando para um profissional que auxilia nos negócios estratégicos.

Importância da Contabilidade na gestão de crises, com Ricardo Rios e Wellington Rocha

Contudo, Rocha ressaltou que, independentemente de qualquer crise, essa ciência deveria ser aplicada com bastante frequência e nos mais diversos contextos. Durante a apresentação, os autores ainda falaram sobre precificação, gerenciamento, perfil dos empresários, como são as organizações contábeis, entre outros tópicos que demonstram a importância da contabilidade na gestão de crises.

Para continuar acompanhando as palestras, clique aqui e inscreva-se no congresso GEN X! 

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ricardo Pereira Rios
    Ricardo Pereira Rios

    Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Contador/Empresário contábil; Professor Universitário, há 13 anos; Diretor Acadêmico do Centro Universitário de São Roque – UNISÃOROQUE, Coordenador Curso de Ciências Contábeis; Atua na área Contábil Tributária há 25 anos; Co-autor do livro: "Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução", obra premiada na categoria Livro de Contabilidade no "Troféu Cultura Econômica 2012" – Rio Grande do Sul; Autor do livro "Contabilidade Avançada", pela editora Atlas/Gen em parceria com o Professor Doutor José Carlos Marion. Autor do livro “Contabilidade para Executivos”, pela editora Atlas/Gen em parceria com os professores Adalberto Cardoso e José Carlos Marion. Palestrante há 13 anos, com temas voltados à área da Contabilidade; Atuou em diversas entidades da contabilidade em nível local e estadual, atualmente é Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo;