26 de dezembro de 2019

O que faz um controller em contabilidade? Aprenda aqui!

por Ricardo Pereira Rios

Você sabe o que faz um controller em contabilidade? Esse cargo tornou-se popular ultimamente, mas você sabe quais são as principais funções desse profissional? A seguir, confira quais são as atribuições de um controller e por que esse tipo de profissional pode ser tão requisitado nas empresas.

O que faz um controller em contabilidade?

 

O controller — também conhecido em português como ‘controlador’ — é o profissional responsável pela contabilidade gerencial. Ou seja: trabalha com as atividades financeiras dentro de uma empresa. Seu papel é principalmente estratégico: o controller auxilia na formulação do planejamento orçamentário e traz soluções para o crescimento dos negócios.

Pode-se ainda dizer que o controlador é como um consultor, já que pode atuar como conselheiro para diversos departamentos, especialmente o financeiro. Esse profissional utiliza a própria experiência e pesquisas prévias para auxiliar a diretoria de uma empresa a alcançar seus objetivos.

Entre as funções do controller em contabilidade, podemos ressaltar:

  • Elaboração de relatórios financeiros;
  • Estudar e compreender os movimentos econômicos e do mercado;
  • Avaliar ciclos operacionais;
  • Coordenar esforços dos gestores de diferentes áreas;
  • Gerenciamento de tesouraria;
  • Desenvolvimento de novos projetos;
  • Análise de desempenho das estratégias;
  • Organizar o planejamento tributário;
  • Verificar normas de auditoria;
  • Avaliação de riscos;
  • Auxiliar a área de novos investimentos.

Contudo, essas são apenas algumas das funções exercidas por esse profissional. Por serem responsáveis pelo setor estratégico, geralmente podem se tornar diretores financeiros ou até mesmo alcançar cargos de confiança dentro de uma empresa.

Ser controller demanda muita responsabilidade e deve ser exercido por um profissional que consiga ser multitarefa, capaz de interagir com diferentes setores.

Em geral, a demanda por este tipo de trabalho só aumenta no mercado brasileiro. Se você acredita que tem o perfil condizente com as funções de um controlador, uma boa opção é procurar cursos ou certificações para te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

 

Fonte: BLB Brasil e Treasy

 

Gostou de conhecer a função de um controller? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

 

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ricardo Pereira Rios
    Ricardo Pereira Rios

    Doutorando em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Contador/Empresário contábil; Professor Universitário, há 13 anos; Diretor Acadêmico do Centro Universitário de São Roque – UNISÃOROQUE, Coordenador Curso de Ciências Contábeis; Atua na área Contábil Tributária há 25 anos; Co-autor do livro: "Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução", obra premiada na categoria Livro de Contabilidade no "Troféu Cultura Econômica 2012" – Rio Grande do Sul; Autor do livro "Contabilidade Avançada", pela editora Atlas/Gen em parceria com o Professor Doutor José Carlos Marion. Autor do livro “Contabilidade para Executivos”, pela editora Atlas/Gen em parceria com os professores Adalberto Cardoso e José Carlos Marion. Palestrante há 13 anos, com temas voltados à área da Contabilidade; Atuou em diversas entidades da contabilidade em nível local e estadual, atualmente é Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo;