8 de abril de 2020

Como o novo coronavírus está impactando os pequenos negócios?

por GEN.N&G

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes impactos para a economia do país. O isolamento social e as medidas de segurança apresentaram mudanças no comércio, especialmente para os pequenos negócios. Como o novo coronavírus afeta o mercado de trabalho? Como os empresários estão lidando com essa situação emergencial? E quais são as perspectivas futuras para as empresas?

Conversamos com dois empresários para saber as estratégias utilizadas durante a pandemia: Freydon Sato, de São Paulo (SP) e Regiane Domingues Ribas, de Bauru (SP). Acompanhe a seguir:

Como o novo coronavírus impacta os pequenos negócios?

 
Freydon Sato é chefe de cozinha e proprietário de dois restaurantes na capital paulista, e outro em Taubaté (SP). Também comanda uma empresa de eventos há mais de dez anos, com cerca de 30 funcionários. O cenário da pandemia trouxe um impacto significativo, tanto que o empresário precisou fechar as portas dos estabelecimentos.

“Antes da quarentena, colocamos álcool em gel para os clientes e para os funcionários da cozinha e do bar. A limpeza foi aumentada e aqueles que apresentavam sintomas de gripe foram dispensados. Como fechamos as portas, deixamos os funcionários de férias coletivas. Combinamos um rodízio de pessoas para ver até onde conseguimos ir”, explica Freydon.

O impacto na rede de restaurantes e bares foi muito significativo para o empresário paulistano. “Nosso restaurante que servia almoço executivo caiu quase 90% no faturamento. O “Balcão 304” é um bar, um local para se reunir, conversar com os amigos. E esse clima já não existe mais nesse momento, as pessoas pedem somente pelo delivery”, completa.

balcão 304

Foto: Reprodução/Instagram @balcao304

Como estratégia de vendas, Sato explica que a solução foi oferecer muitas promoções, principalmente por meio de aplicativos. “Colocamos tudo o que oferecemos com desconto, tanto para retirada quanto para delivery. Chopp em dobro, double drink, entre outros. O movimento nos apps aumentou de 10 a 15%, mas não foi muito significativo. As taxas dos aplicativos são altas, acontecem muitos problemas na entrega, quando estávamos de portas abertas não utilizávamos tanto esse método”, comenta.

Em relação ao futuro, Sato diz que não está muito otimista. “Espero que daqui três meses estejamos abertos ainda, com dívidas, mas pelo menos tentando nos reerguer. É um momento muito difícil, não sabemos como nos programar, quando iremos voltar… não tenho uma visão tão positiva”, conta.

No entanto, a situação é um pouco diferente no interior paulista. Regiane Ribas é advogada e proprietária da loja de produtos veganos Little Vegan Store há três anos. A empresária concorda que o coronavírus trouxe grandes impactos ao estabelecimento, mas que está tentando o possível para manter as encomendas e entregas aos clientes.

“Como o movimento caiu muito, acabamos fechando as portas e encerrando as atividades presenciais temporariamente. Antes mesmo dos decretos, sabíamos que era uma forma de prevenção, para evitar a proliferação do vírus”, explica. “No meu caso, sempre vendi poucas coisas para muitas pessoas. Agora, poucas pessoas compram muitos produtos como forma de se resguardar”, diz Regiane.

No entanto, a loja não deixou de funcionar. “Recebo as solicitações via redes sociais – WhatsApp, Facebook e Instagram – e faço o atendimento através desses meios. Os pagamentos são feitos via transferência ou pagamento em cartão e estarão disponíveis para entrega”, explica.

Apesar dos efeitos da pandemia, a empresária afirma que continua otimista com o futuro. “Sou bem positiva com essa situação, apesar do momento que estamos vivendo. As pessoas precisavam parar e pensar um pouco sobre o consumo exagerado. Mesmo vivendo neste cenário perturbador, de não sabermos como será o desfecho, acredito que o futuro trará boas mudanças”, comenta.

Regiane ainda revela que, agora que está trabalhando em casa, aproveitou o tempo para fazer cursos online no SEBRAE. “Me ajuda muito, me esclareceram várias coisas e estão dando um grande suporte para os empresários”, revelou.

Little vegan bauru

Foto: SOCIAL BAURU

SERVIÇO

Balcão 304

End: Rua pitangueiras 304, São Paulo
Instagram: @balcao304
Telefone: (11)4327-0017

Pomelo Gastronomia

End: Rua Antônio de Oliveira 245, São Paulo
Instagram: @pomelo_gastronomia
Telefone: (11)3360-6323

Little Vegan Store

End: Rua Machado de Assis 13-74, Bauru, São Paulo
Instagram: @littleveganstore
Telefone: (14)3202-6466

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.