26 de julho de 2018

Currículo 2.0: seria o fim do currículo tradicional?

por Patricia Itala Ferreira

Tenho recebido algumas perguntas a respeito de minha opinião sobre o currículo 2.0 e se ele irá substituir o currículo comum. O que você acha?

Currículo 2.0: seria o fim do currículo tradicional?

 
Primeiro vamos entender o que é o currículo 2.0. São páginas digitais, tipos de sites, que permitem explorar mais o aspecto visual e diversos recursos como imagens e vídeos feitos pelo “dono” do currículo.

É uma forma diferenciada para expor contribuições, realizações e resultados, além das tradicionais informações sobre escolaridade e outras passagens profissionais, em formato de infográficos e vídeos. Não sei se ficou claro… Trata-se de apresentar as informações de cada candidato por meio de um site pessoal.

Acho interessante que o candidato saiba explorar outros tipos de recursos digitais, como sites, contudo, ao pensar no trabalho de recrutador para “analisar” tantos currículos, não acredito que esse novo formato venha substituir o formato tradicional, pelo menos não para a maior parte dos cursos.

Algumas carreiras que lidam mais com tecnologia, talvez, já devam ter seus alunos mais integrados ao currículo 2.0, até como uma parte do próprio processo seletivo, para verificar como o candidato lida com novas tecnologias. Um blog pessoal ou até mesmo as redes sociais convencionais, contudo, também servem para entender melhor a história e a vida dos candidatos.

Currículo 2.0: seria o fim do currículo tradicional?

Foto: Istock

Eu ainda acredito que é melhor investir tempo em montar um currículo tradicional de qualidade, claro, conciso, com português e grifos adequados, com objetivo bem definido do que apostar no currículo 2.0.

Em matérias anteriores, já dei algumas dicas sobre processos seletivos. Vale conferir. No meu livro Atração e seleção de talentos, apresento outras dicas e ainda modelos de currículos para utilizar. O segundo semestre está chegando, logo, é hora de atualizar o currículo e buscar novas oportunidades.

E, se quiser mais dicas sobre redação empresarial e comunicação, de uma forma geral, consulte meu livro, escrito em parceira com Gustavo Malheiros, o Comunicação Empresarial.

Gostou de saber mais sobre Currículo 2.0? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , ,
  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.