17 de outubro de 2017

Dicas importantes para destacar seu currículo no Linkedin

por Patricia Itala Ferreira

Hoje vamos manter o foco em seleção, pois me parece que o assunto tem sido útil para muitas pessoas. Vamos agora conversar sobre o LinkedIn. Já ouviu falar?

Você possui um perfil no LinkedIn? Caso ainda não tenha, coloque como uma de suas metas até o final do ano. O quanto antes, melhor! O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, o foco é manter relações corporativas e contatos de trabalho. Se você quer acompanhar o mercado de trabalho e se tornar visível para recrutadores, o LinkedIn é o “lugar” ideal para isso.

Mas para que possuir um perfil no LinkedIn?, você pode estar ainda se perguntando… Possuir um perfil no LinkedIn é disponibilizar seu perfil profissional de forma que ele possa ser acessado por recrutadores de várias empresas no mundo. É importante pensar em qual imagem você quer projetar, para, então, iniciar a redação de seu perfil. Confira a seguir algumas dicas:

• Coloque sua foto no perfil. Aumenta a visibilidade. Escolha, com sabedoria, a foto que irá utilizar. É importante considerar o tipo de empresa em que deseja atuar e a natureza de sua atividade. Lembre, contudo, que sua foto irá impactar a impressão que o recrutador terá de você. Você pode ainda personalizar sua foto de fundo e uma vez mais é importante lembrar a finalidade do LinkedIn.

• Se ainda não tem recomendações, peça. Uma recomendação é quando alguém escreve uma descrição (positiva) sobre você que aparece para todos que visualizarem seu perfil. As recomendações são importantes porque endossam o que você descreveu em seu perfil. É uma “carta de referência”, disponível de forma pública para quem quiser te conhecer melhor.

• Interaja com suas conexões. Envie parabéns por um novo emprego, por exemplo, pois é importante para a manutenção de relacionamentos.

• Invista em um bom resumo. Para criá-lo, imagine que está contando para alguém quem é você. Seja claro, direto e sincero.

• Não se esqueça de preencher todos os campos, como causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. São pontos importantes, considerados pelas empresas.

• Publique artigos. Você pode transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões de suas conexões e assim por diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se sempre de que se trata de uma rede profissional, ok?

• Quer conhecer alguém ou alguma empresa e tem uma conexão em comum? Peça para essa pessoa “apresentá-los a você”.

• Tenha perfis em mais de um idioma. O LinkedIn oferece a possibilidade de possuir perfis em línguas diferentes na mesma URL. Basta clicar na seta ao lado do botão “Ver perfil como” e selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. O site espelha as informações atuais e você só precisa traduzi-las. O perfil espelhado em outros idiomas é muito usado por quem trabalha em empresas multinacionais ou quem está em busca de oportunidades em outros países. A dica é espelhar o seu perfil em outros idiomas somente se você tiver domínio deles.

No livro Atração e Seleção de Talentos, apresento o LinkedIn com mais detalhes e ainda forneço outros sites para cadastramento de currículo.

Tags: , , , ,
  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.