12 de julho de 2019

Como é o curso de Economia? Professores e alunos respondem!

por GEN.N&G

Como é o curso de Economia? Se você está pensando em fazer a graduação nessa área, mas não sabe se vai se identificar, trouxemos várias dicas! Conversamos com o professor Reinaldo Cafeo, do Planeta Economia, e o graduando Victor Marques, que explicaram as principais características e o dia a dia do curso. Veja:

Como é o curso de Economia?

 
Reinaldo Cafeo é formado em Economia, atua como professor e consultor empresarial. Ele explica que o curso oferece aos estudantes formação tanto do ponto de vista matemático e estatístico, como na visão social.  “A Economia é uma ciência social. O estudante desenvolverá sua capacidade em abstrair e terá conhecimento para entender o comportamento dos agentes econômicos e sua interação”, comenta.

Cafeo ainda explica que o graduando entenderá o funcionamento dos sistemas econômicos e será capaz de traçar cenários apontando a tendência dos indicadores de desempenho econômico. “O estudante está preparado tanto para atuar no setor público, como no setor privado, tendo como diferencial exatamente o desenvolvimento de sua capacidade em realizar a leitura do mercado e impactar nas organizações”.

O conselho de Victor, como estudante, é pesquisar muito bem sobre o que é a ciência econômica. “Vale se empenhar ao máximo, pois cada matéria complementa a outra, do começo ao fim. É importante também ter uma calculadora (risos)”.

Habilidades requeridas para o curso

 
Cafeo explica que é importante ter habilidade para os métodos quantitativos. “Economia não é uma ciência exata, mas se utiliza da matemática e estatística para entender o ambiente econômico”, explica.

É importante também ter em mente que os estudantes terão que realizar pesquisas e escrever artigos. “Fundamentalmente é necessário que o graduando esteja disposto a realizar estudos que permitam a prática da justiça social auxiliando a equacionar os grandes abismos sociais existentes”, completa.

Já Marques conta que não encontrou muitas barreiras na graduação. “O estudo tem que ser contínuo. Por se tratar de estudos sociais, a cada momento isso se modifica”, revela o estudante do curso de Economia.

Disciplinas do primeiro ano

 
As disciplinas do primeiro ano do curso são, geralmente, Matemática, Estatística, Introdução a Economia, Introdução ao Direito e Sociologia. Para Victor, o curso de Economia é bastante satisfatório. “Estou gostando bastante da graduação e da grade. Temos aulas teóricas, estudos de caso de diversas matérias, como podemos resolver as situações…estou bastante satisfeito”, conta.

O profissional da área

 
E após a graduação, o que é necessário para seguir a carreira na área? Segundo Cafeo, a boa formação é imprescindível. “O profissional da área deve ter boa formação, ser versátil, preparado para atuar tanto no setor bancário, como nas organizações e no governo. Também é capaz de ser empreendedor, ter sua própria empresa”, revela.

O professor completa que consultoria e perícia são bons campos de atuação. “Os maiores desafios da profissão estão na atuação nas empresas e organizações fora dos grandes centros, posto que as mesmas não enxergam a dimensão das possibilidades da profissão”, finaliza.

Gostou de conhecer as características do curso de Economia? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.