19 de julho de 2019

Como é o curso técnico em Administração? Confira

por Douglas De Matteu

A decisão de fazer um curso técnico geralmente é focada no mercado de trabalho: essa modalidade possibilita uma rápida colocação. A escolha do curso também pode ser feita com tranquilidade e confiança, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto a habilidades do aluno, pois há várias habilitações. Uma das mais procuradas é Administração, por seu extenso campo de atuação. Conheça mais sobre o curso técnico em Administração no artigo a seguir.

Saiba como é o curso técnico em Administração

 
O curso técnico em Administração engloba temas que tratam, basicamente, das funções de apoio em uma empresa, nas mais variadas áreas, tais como gestão, logística, financeira, recursos humanos, entre outras. Logo, é possível verificar que há um campo bastante grande para o futuro técnico em Administração atuar.

Para que seja fornecida ao aluno essa visão sistêmica sobre uma empresa, geralmente os cursos ministram disciplinas que contemplam todas as áreas de uma organização, como Contabilidade, Economia, Marketing, Estatística, Matemática Financeira, Recursos Humanos, Noções sobre Legislação, Noções de Direito e outras, conforme o currículo da escola, e fornece ao futuro profissional da área uma boa perspectiva do mercado de trabalho.

O curso técnico em Administração tem duração média de um ano e meio a dois anos, o que é suficiente para ingressar no mercado de trabalho.

Escolhe esse curso aquele que deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho; também aqueles que têm um perfil empreendedor, pois vão lidar diretamente com empresas. É interessante que seja alguém proativo, com habilidade de lidar com pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Logo, empatia e colaboração também são virtudes desejáveis para o profissional, além da capacidade de organizar e monitorar processos dessa área.

É importante que o técnico em Administração saiba trabalhar com ferramentas de planilhas e edição de texto, além de sistemas de informação. Por esse motivo, muitos cursos contam com disciplinas que fornecem noções de informática, a fim de suprir essa necessidade.

Mercado de trabalho

 
O mercado de trabalho para o aluno formado por um curso técnico em Administração é extenso. Como sua atuação é apoiando a gestão de empresas em suas mais diversas áreas e, segundo IBGE (2015), há mais cerca de 4,6 milhões de empresas em atividade, há muito lugar para construir uma carreira sólida e, com o reaquecimento da economia, esse número tende a crescer.

Veja a seguir algumas das atividades exercidas pelo profissional técnico em Administração:

  • Colaborar com a implantação do planejamento estratégico e tático das diversas áreas da empresa;
  • Coletar, receber e analisar dados, sabendo utilizá-los na gestão;
  • Apoiar os objetivos de cada seção de uma empresa e dela como um todo, trabalhando conjuntamente para alcançá-los;
  • Auxiliar na execução de ações de marketing;
  • Apoiar os processos em recursos humanos, com noções das melhores práticas e a legislação competente.

O curso de técnico em Administração é uma opção pensada para oferecer ao mercado de trabalho profissionais qualificados e com visão técnica da operacionalização das organizações. Contempla o funcionamento das empresas em suas as áreas de administração, fornecendo uma formação multidisciplinar para o aluno, o que pode proporcionar uma colocação em menos tempo e com bons rendimentos.

Se você deseja estar preparado para mercado de trabalho, o curso pode ser um primeiro passo, importante e acertado, para possibilitar ótimas oportunidades na construção de uma carreira de sucesso.

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

Gostou de saber mais sobre o curso técnico em Administração? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.