9 de setembro de 2020

Três dicas práticas de Customer Experience

por Roberto Madruga

O Customer Experience é a tendência que domina o mercado mundial. Esta estratégia tem como foco a experiência do cliente em todas as etapas de relacionamento, com o objetivo de proporcionar sensações positivas e não se prender apenas no ato da venda de um produto e serviço.

A ConQuist dispõe de diversos dados, estudos e pesquisas que comprovam a eficiência dos métodos de CX, além de oferecer a mais completa Certificação em Customer Experience do Brasil. Neste artigo, vamos apresentar três dicas valiosas que irão te ajudar a estreitar o relacionamento com os clientes.

3 dicas práticas de Customer Experience

 
A primeira dica é sobre a prática do rapport. Esta é uma técnica de aproximação que visa a importância do primeiro contato com o consumidor. Em uma loja, o rapport se dá ao receber e cumprimentar o possível comprador, sempre mostrando disposição e boa vontade. Isso pode causar uma impressão positiva e dar início a uma conexão com ele.

Outra dica importante é o desenvolvimento da empatia. Esta estratégia consiste em buscar se colocar no lugar do próximo e entender suas necessidades e sentimentos. Situações onde o cliente se encontra agitado, ansioso e inquieto, é necessária a adaptação da abordagem habitual, sendo ela a mais acolhedora e paciente possível. Desta forma, a sensação de assistência e parceria através de um atendimento personalizado para aquele momento pode ser ainda mais assertivo.

A terceira dica é a necessidade de causar experiências sensoriais positivas. Esta tática é guiada por nossos cinco sentidos: olfato, audição, paladar, tato e visão. Durante o atendimento, existe a possibilidade de proporcionar boas emoções ao oferecer um café, agradando o paladar e o olfato do cliente. Outras possibilidades de promover uma experiência sensorial agradável são a apresentação e o tom de voz adequado, trabalhando a visão e a audição na abordagem ao consumidor, além disso, fornecer um catálogo ou mostrar produtos manualmente são formas de agradar o tato de seus clientes durante o relacionamento.

As importantes dicas que trazemos irão potencializar a qualidade do relacionamento com seus clientes, com foco no Customer Experience.

FONTE: CONQUIST

Mais conteúdo no livro Gestão do relacionamento e customer experience

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  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga