15 de abril de 2019

O grande desafio de como desenvolver pessoas

por Roberto Madruga

Conduzi uma pesquisa na qual 90% do grupo entrevistado declarou que já se sentiu frustrado com algum treinamento recebido em sua empresa nos últimos 12 meses e que em várias situações sentiu a sensação de perda ao invés da tão esperada sensação de ganho.

Eu mesmo, como aluno, já participei de treinamentos nos quais o instrutor não conseguia agradar às pessoas e tão pouco buscar o comprometimento delas. Lembro-me de um curso de idiomas em que no segundo mês de duração mais de 50% dos alunos desistiram, inclusive perderam dinheiro.

Estariam, instrutor e participantes, com objetivos e visão diferentes? O que aconteceu?

O grande desafio de como desenvolver pessoas

 
Para que o processo educacional do adulto obtenha satisfação é importante que os participantes sejam envolvidos, participativos e que encontrem um sentido (uma vantagem) para absorver o novo aprendizado. As pessoas estarão dispostas a se esforçar se perceberem que o treinamento recebido obedece as seguintes condições:

  • Ser ministrado por fonte confiável
  • É relevante para a vida do aluno
  • Seja possível colocar o aprendizado em prática
  • Que o treinamento traga desafios cognitivos
  • Estas são condições mínimas para o êxito. Contudo, para o instrutor chegar lá será importante trabalhar sob uma metodologia.

Metodologia VTA: Visão, Técnica e Atitudes

 
Costumo dizer que a melhor forma de obter resultados na capacitação dos recursos humanos é ajudá-los a pensar, sentir e desejar mudanças em sua forma de agir. Somente conquistando o desejo das pessoas o instrutor pode ser bem sucedido.

Criei uma regra muito simples, mas que traz um grande retorno. Qualquer ação educacional deverá primeiro nivelar a visão, modificar técnicas e promover novas atitudes perante a competência treinada.

Desta forma os módulos propostos devem conter três ingredientes fundamentais para treinamento e desenvolvimento:

  • Ampliar e nivelar a visão dos participantes quanto ao tema, comprometendo-os, fazendo com que aumentem o número de informações retidas durante o treinamento;
  • Trazer novas técnicas e praticá-las em aula, através de um processo participativo e encorajador, proporcionando desenvolvimento dos participantes;
  • Despertar a formação de novas atitudes positivas nos colaboradores por meio da aplicação de jogos estruturados, dinâmicas de grupo e estudos de caso de forma a criar no participante a vontade de praticar e vencer.

Isso tudo ocorre em ambiente participativo, dinâmico e ao mesmo tempo encorajador, sempre liderado por um consultor experiente.

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Fonte: https://www.conquist.com.br

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  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga