22 de julho de 2020

Desafios em Recrutamento, Seleção de Pessoas e Treinamento no “novo normal”, com Márcia Banov e Roberto Kanaane

por Roberto Kanaane

No primeiro dia do Congresso GEN X, Márcia Banov e Roberto Kanaane apresentaram a palestra “Desafios em recrutamento, seleção de pessoas e treinamento no novo normal”. Durante o bate-papo, os autores falaram sobre o ‘novo normal’, mas será que é realmente novo? O tema gera controvérsias, já que muitos afirmam que as tecnologias e modalidades a distância já aconteciam normalmente antes da pandemia.

Na verdade, a crise acelerou esse processo de adaptação para as empresas, trazendo muitas dúvidas, incertezas e transformações. Nesse contexto, Banov e Kanaane discutiram as principais mudanças na área de Recrutamento, Seleção de Pessoas e Treinamento. Como os profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas podem se adequar a essa fase?

Com o crescimento do trabalho remoto e do processo seletivo on-line, os profissionais terão mais tempo para focar na parte estratégica e menos na parte operacional. A utilização de programas, sites e assistentes virtuais, bem com a gamificação, estão transformando as dinâmicas mais comuns praticadas nas empresas. Segundo Banov, processos de onboarding serão diferentes e o profissional deverá se adequar aos novos conceitos. Como passar adiante o bom ambiente da empresa? Agora é o momento da capacitação, de estar aberto para o aprendizado.

Desafios em Recrutamento, Seleção de Pessoas e Treinamento no “novo normal”, com Márcia Banov e Roberto Kanaane

De acordo com Kanaane, os processos de gestão de pessoas passaram por mudanças pragmáticas e estruturais. Uma vez contratado, o colaborador deve aproveitar o clima organizacional e desenvolver o potencial humano. Logo, os profissionais do RH devem repensar seu papel e revisitar diversos pontos. O estabelecimento de programas, alocação de recursos, processos de avaliação e feedback, treinamentos on-line – gravados ou em tempo real – devem ser ressignificados. Do mesmo modo, os recursos motivacionais ainda devem estar presentes e as organizações deveriam ser mais proativas nesse momento.

Para continuar acompanhando as palestras, clique aqui e inscreva-se no congresso GENX! 

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roberto Kanaane
    Roberto Kanaane

    É psicólogo, pedagogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Ciência pela USP. Sócio-diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas e Consultor Organizacional. Professor de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e MBA em instituições como Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Coordenador do curso Marketing da Qualidade Total da Universidade Mogi das Cruzes, lecionando a disciplina Endomarketing. Professor de pós-graduação em Marketing, na Universidade São Judas,da disciplina Comportamento do Consumidor. Atua em dois programas de mestrado do Centro Tecnológico Paula Souza: Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos e Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Orientador de mestrandos e doutorandos em renomadas instituições brasileiras. Autor do livro Comportamento humano nas organizações e coautor de Gestão pública e Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano, publicados pelo GEN | Atlas. Autor de livros publicados pela Saraiva e Elsevier e coautor de Marketing e desenvolvimento de competências, pela Editora Nobel.