8 de julho de 2019

Dicas para ir bem na entrevista de emprego

por GEN.N&G

Entrevistas de emprego geralmente dão aquele friozinho na barriga. Afinal, você deseja muito uma vaga, mas não sabe exatamente o que fazer ou falar para conquistá-la. Sabemos que esse é um momento difícil, por isso selecionamos algumas dicas e truques para você ir bem na entrevista de emprego. Veja:

Dicas para ir bem na entrevista de emprego

 

1 – Escolha uma vestimenta adequada

 
Nem toda empresa ou seleção de vaga requer que você use traje social ou um visual impecável. No entanto, o bom senso é fundamental! O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa. Portanto, leve em consideração que a primeira impressão é a que fica! Um visual básico, clean, é sempre uma boa pedida.

2 – Informe-se bem sobre a vaga

 
Muitas pessoas chegam a entrevistas de emprego sem nem saber para qual vaga estão se candidatando. Uma boa dica é informar-se sobre a vaga e o local de trabalho, para demonstrar ao recrutador que você tem bastante interesse naquele emprego. Anote, se for preciso, mas faça uma pequena pesquisa antes.

3 –  Fuja do óbvio!

 
Quase toda entrevista de emprego requer que o candidato fale sobre si mesmo, suas experiências, competências e habilidades. Nesse momento, uma boa alternativa é fugir das respostas óbvias: nada de falar que seu defeito é ser “perfeccionista”. Seja honesto. Elenque os pontos que você acredita que são fortes, mas também comente sobre aquilo que você tem dificuldades, mas deseja melhorar. Uma dica é dizer que você está sempre aberto para conhecer coisas novas e aprender.

4 – Fale sobre suas experiências acadêmicas

 
Além da experiência profissional, uma boa opção é falar sobre seus estudos. Comente quais cursos você fez ou pretende fazer, quais são suas habilidades acadêmicas e demonstre que você tem conhecimento na área na qual deseja começar a trabalhar. A entrevista de emprego é o momento de demonstrar a sua vontade em trabalhar naquela empresa, portanto, não deixe de se valorizar.

5 – Mostre suas conquistas

 
Mesmo que você nunca tenha trabalhado, é momento de demonstrar suas conquistas. Cite trabalhos, projetos ou atividades que você se orgulha e que já fez parte. Demonstre ao recrutador que você é uma pessoa ativa e com objetivos. Aproveite também para falar sobre sua vontade em aprender e crescer dentro da empresa.

6 – Sinceridade é tudo

 
Assim como mentir no currículo é uma prática ruim, o mesmo acontece nas entrevistas de emprego. Não minta sobre suas habilidades ou trajetória profissional. Caso o recrutador pergunte algo que você não souber responder, pode causar uma má impressão. Aja com tranquilidade e comente somente aquilo que você tem certeza.

7 – Fique tranquilo!

 
Pode ser muito difícil controlar a ansiedade e manter-se tranquilo durante a entrevista, mas se esforce para manter a calma. Converse, seja honesto, mostre as suas competências e pense que você tem muito a oferecer para a empresa.

Boa sorte!

Confira os livros GEN | Atlas que abordam o assunto. Gostou das dicas sobre como ir bem na entrevista de emprego? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.