8 de janeiro de 2019

7 dicas para estudar melhor

por Roberto Madruga

A produtividade é um objetivo recorrente na rotina de todos nós. Ela precisa ser o foco a todo momento, mesmo naqueles em que não estejamos com vontade de cumprir nossas tarefas. Falta de planejamento, procrastinação e desconhecimento sobre a melhor maneira de estudar são algumas características que podem comprometer essa atividade. Com isso em mente, Arina Katrycheva reuniu, em um artigo para eLearning Industry, 7 dicas para estudar melhor e manter o foco em cursos online:

7 dicas para estudar melhor

 

1 – Contextualize o novo conhecimento

 
Antes de começar a estudar um tema, procure por ilustrações, gráficos e tabelas que facilitem a compreensão dele. Assim, ao ler profundamente sobre o assunto, seu cérebro terá uma base para relacionar o conteúdo.

2 – Use pensamento focado e o difuso

 
O primeiro deve ser utilizado quando estudamos um conteúdo que já nos é familiar. A ideia aqui é usar o que já foi aprendido para identificar lacunas, de forma concentrada e pensativa. Já o pensamento difuso é eficiente quando entramos em contato com um assunto novo. Tente uma abordagem mais relaxada, sem se prender demais aos tópicos mas sim em imaginar novas soluções.

3 – Não repita, rememore

 
Muitas pessoas acreditam que ler e reler o mesmo texto várias vezes ajuda a memorizar seus conceitos. Porém, isso é apenas ilusão. A melhor atitude é tentar lembrar o que você acabou de ler logo depois de fazê-lo, escrever o que foi estudado ou verbalizar para outra pessoa.

4 – Não procrastine

 
Procrastinação, a vontade de fazer tudo que não seja o que devíamos estar realmente fazendo. O segredo para evitar essa consequência da ansiedade é o planejamento. Dividir a atividade em objetivos menores ou em sessões de 20 a 25 minutos com pausas de 5 minutos são dicas poderosas.

5 – Siga seu ritmo

 
Problema comum em grupos de estudos, um descompasso de ritmos é muito prejudicial para quem demora mais a absorver as informações. Esse obstáculo é facilmente traduzido em irritação e exaustão durante os estudos. Cada pessoa precisa de uma quantidade de pausas e possui uma velocidade de aprendizado diferentes, portanto, respeite-se.

6 – Abuse das analogias

 
Todos os dias, nos esquecemos de diversas informações que nosso cérebro não julga como importantes. Utilizar de associações com experiências, histórias, anedotas ou músicas é uma excelente maneira de reter o conteúdo estudado.

7 – Controle seu tempo

 
Defina as atividades a seres completas na sessão de estudos, o momento e duração das pausas, mensure quanto tempo você leva para realizar cada tarefa. Controlar o tempo te ajuda a analisar onde deve melhorar para ser mais eficiente.

Fonte: https://www.conquist.com.br

Gostou das dicas para estudar melhor? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

comprar livro gestão do relacionamento

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,
  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga