17 de julho de 2019

8 dicas para quitar suas dívidas de vez

por Arnaldo Marion

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 60% dos brasileiros estão endividados, 24% têm contas atrasadas e 10% não terão condições de pagar as dívidas. Infelizmente, quando o assunto é livrar-se das dívidas, não existe uma fórmula mágica, mas é possível tomar algumas decisões financeiras para manter um equilíbrio no orçamento. Por isso, trouxemos algumas dicas para quitar suas dívidas de vez e te ajudar nessa tarefa complicada:

Dicas para quitar suas dívidas de vez

 

1 – Descubra o quanto você deve

 
Pode parecer algo simples, mas é muito comum se perder nos números e no valor total das dívidas. Por isso, faça um levantamento de todas elas, das maiores até as menores. Tudo é válido: cartão de crédito, saldo devedor no cheque especial, dinheiro emprestado, financiamentos, entre outros. Anote com papel e caneta se achar mais fácil – o importante é listar tudo o que você precisa pagar.

2 – Crie um orçamento

 
Para não precisar mais passar por apertos e quitar suas dívidas, selecione todas as fontes de renda. Agora que você sabe o quanto deve, é o momento de descobrir qual é o valor que você recebe e o quanto ele é gasto. Isso vale para a renda familiar também. Enumere os gastos fixos:  leve em conta a alimentação, transporte, saúde, lazer e as prioridades no orçamento – o que é realmente necessário? O que você pode deixar de comprar? Uma boa dica é utilizar aplicativos para celular, que ajudam bastante nessa tarefa.

3 – Corte gastos

 
Não existe muita opção: quando você se endivida, é necessário cortar alguns gastos. Pequenos luxos podem pesar bastante no orçamento e é perfeitamente possível viver sem eles. Por exemplo: você pode fazer comida em casa em vez de almoçar fora; deixar de comprar roupas por um tempo; cancelar a TV por assinatura; alterar o plano do seu celular; diminuir gastos com viagens ou atividades que podem ser deixadas para depois; comprar produtos mais baratos no mercado. São as pequenas mudanças que podem fazer a diferença.

4 – Repense seu estilo de vida

 
Muitas pessoas se endividam por falta de opção – salários baixos, por exemplo, que não cobrem os gastos básicos – mas, se esse não for o seu caso, você pode repensar seu estilo de vida. Será que você pode tomar alguma decisão mais radical e atacar o que mais pesa no orçamento? Procurar um imóvel com aluguel mais barato, por exemplo, é uma opção. Vender o carro ou trocar por outro mais econômico também é uma solução aceitável.

5 – Procure uma renda extra

 
Nem sempre é fácil quitar suas dívidas apenas com o salário. Se for possível, procure uma renda extra: uma boa sugestão é praticar o desapego e vender itens que estão sem uso, como eletrodomésticos, eletrônicos, CDs, DVDs, livros, instrumentos musicais e até roupas. Faça um bazar com peças que você não usa mais e transforme em renda. Uma boa pedida também é usar suas habilidades a seu favor: se você for bom de cozinha, que tal colocar a mão na massa? Faça doces para vender!

6 – Renegocie as dívidas

 
Procure os credores e tente renegociar suas dívidas: seja para obter um abatimento no valor total, estender o prazo… renegociação pode te ajudar muito! Outra alternativa é realizar um empréstimo para quitar tudo. No entanto, tome cuidado para não virar uma bola de neve e criar mais dívidas.

7 – Pesquise antes de comprar

 
Essa é uma dica que serve para todos, mas para quem está com dívidas é ideal! Pesquisar antes de comprar qualquer produto é a garantia de que você vai encontrar o melhor preço e, claro, economizar. Assim você só sai ganhando.

8 – Libertação financeira

 
Veja na figura abaixo, do livro Coaching Financeiro, os passos definitivos para conquistar sua libertação financeira:

8 dicas para quitar suas dívidas de vez

Coaching Financeiro pode auxiliar aqueles que precisam de uma mudança definitiva no relacionamento com o dinheiro, por meio de ferramentas atuais e de fácil aplicação. Com este livro você poderá ir em busca de sua independência, multiplicar seu patrimônio e aprender a fazer decisões inteligentes. Confira mais clicando na imagem abaixo:

Mais conteúdo no livro Coaching Financeiro

Gostou das dicas de como quitar suas dívidas? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Arnaldo Marion
    Arnaldo Marion

    Estrategista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. CEO da Coaching 4 Change LLC, Texas (EUA), uma empresa de tecnologia, treinamento e formação em coaching, atua também como membro do Conselho Diretor do Instituto Marion. É professor e membro do Conselho Consultivo do programa de MBA da Anderson University, Carolina do Sul (EUA), e instrutor da Small Business Development Center, da University of Texas at San Antonio (UTSA), também no Texas (EUA). Serviu por dez anos na indústria bancária e financeira, ocupando diferentes posições em diversas organizações, como Arthur Andersen e ABN AMRO Bank. Formado em Administração, com MBA em Governança e Avaliação de Empresas e Mestrado em Administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é coach certificado pela Florida Christian University (FCU) e Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), com aperfeiçoamento na Creative Results Management. É autor de livros em temas de negócios e espirituais.