Chiavenato dá 8 dicas para quem busca ser um administrador bem-sucedido
por Idalberto ChiavenatoQuer ser um administrador bem-sucedido? Segundo Idalberto Chiavenato, para ser bem-sucedido, é preciso necessariamente:
1. Investir constantemente em sua formação profissional
Estudar com afinco, ler bastante, fazer cursos de aperfeiçoamento, aprender uma língua (inglês ou espanhol, por exemplo), estudar informática, criar sua biblioteca, aprender tudo o que for possível para ser um excelente profissional. Não deve ser apenas mais um no mercado. Em qualquer coisa que faça, não deve ser apenas medíocre: deve ser o melhor possível!
2. Manter-se atualizado
Ter uma visão global do mundo, das organizações e dos negócios, das tendências que estão ocorrendo, sobre assuntos diversos. Ficar por dentro e discutir assuntos variados, ampliar a capacidade de analisar e estar atualizado.
3. Desenvolver seu espírito empreendedor
Levar o trabalho a sério como se fosse a sua própria empresa e ter garra e iniciativa para alcançar metas e resultados. Buscar novas ideias: perceber em tudo o que lê ou estuda ideias que pode aplicar no trabalho, ou iniciar um novo filão na empresa, ou um novo negócio particular. Não mostrar o problema; indicar a solução. Ser parte da solução e não do problema.
4. Aprender a trabalhar em equipe
Aprender a trabalhar em conjunto com outras pessoas. Cada vez torna-se mais importante saber trabalhar em grupo. Bons relacionamentos interpessoais são fundamentais no trabalho do administrador e produzem motivação, satisfação e um ótimo ambiente de trabalho.
5. Ser ágil e flexível
É preciso ter jogo de cintura para relacionar-se com pessoas, clientes, superiores, além de achar a solução adequada para os problemas e inovar sempre e sempre. Saber lidar com diferentes pessoas e situações de modo criativo e original. Não cair na rotina. Ter jogo de cintura e
agilidade. Tempo é dinheiro.
6. Desenvolver a capacidade de persuasão e negociação
Ser diplomata e interagir com as pessoas resolvendo problemas e compartilhando os benefícios alcançados.
7. Gerir conflitos
É necessário compreender opiniões e posições diferentes e, às vezes, antagônicas e opostas. Saber conduzir situações difíceis e criar soluções que abranjam interesses diferentes e satisfaçam todas as partes envolvidas.
8. Tratar sua carreira como se ela fosse um negócio
Para ser um administrador bem-sucedido, é necessário ser o empresário de si mesmo. O seu produto/ serviço é a sua própria competência profissional que você deve colocar no mercado e atender o cliente, que é a organização para quem você trabalha. Ter o espírito de fornecedor do seu produto/serviço.
LEIA TAMBÉM
- Assista ao webinar “Os desafios atuais da Administração”, com Idalberto Chiavenato!
- Resenha: Administração nos Novos Tempos
- Resenha: Planejamento Estratégico – Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro
Deixe uma resposta