15 de outubro de 2018

Dicionário de Coaching: os termos relacionados ao tema que você precisa entender

por Arnaldo Marion

Alguns conceitos básicos são essenciais para entender o processo de coaching. O livro Coaching, Mentoring e Counseling, além de oferecer aplicação prática de importantes instrumentos administrativos para que as empresas – e as pessoas – possam fortalecer um processo de orientação profissional eficaz e que apresente resultados positivos para ambos, traz também o dicionário de coaching. Esse dicionário de coaching apresenta os principais termos utilizados durante a obra, assim como seus principais conceitos. Confira alguns exemplos:

Dicionário de coaching: confira as principais definições

 
Administração do conhecimento é o processo estruturado e sistematizado de obter, coordenar e compartilhar as experiências, os conhecimentos e as especialidades dos profissionais da empresa, visando ao acesso à melhor informação no tempo certo com a finalidade de otimizar o desempenho global das pessoas, das atividades e da empresa.

Administração por competências é o processo estruturado de operacionalizar as competências – essenciais e auxiliares – nas atividades básicas da empresa.

Agente de mudanças – ou agente de desenvolvimento organizacional – é aquele profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitam à empresa transacionar, proativa e interativamente, com os aspectos externos – não controláveis – e internos – controláveis – da empresa considerada.

Atitude é a explicitação do comportamento, correspondendo ao modo de um indivíduo se posicionar e agir perante cada situação apresentada nas questões do dia a dia.

Avaliação de desempenho é o instrumento administrativo, baseado em critérios e parâmetros previamente negociados e aceitos pelas partes envolvidas, quanto aos resultados efetivos apresentados pelos profissionais da empresa em relação aos resultados esperados.

Benchmarking é o processo de análise referencial da empresa perante outras empresas do mercado, incluindo o aprendizado do que essas empresas fazem de melhor, bem como a incorporação dessas realidades de maneira otimizada e vantajosa para a empresa considerada.

Cargo é o posicionamento formal da alocação de um conjunto de responsabilidades e autoridades na estrutura organizacional de uma empresa, possibilitando a sua avaliação, bem como o delineamento da evolução profissional dos funcionários alocados em sua estrutura hierárquica.

Coaching é a atividade de consultoria e aconselhamento em uma abordagem, geralmente confidencial, entre o consultor – treinador – e a pessoa que está sendo treinada, visando ao seu desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional, com resultados previamente negociados e estabelecidos.

Confiança é a interação espontânea e evolutiva entre pessoas, baseada na segurança ética de procedimento, discrição, respeito e probidade, possibilitando a ampla e irrestrita troca de expectativas, conhecimentos e experiências.

Conhecimento é a capacidade de entender o conceito e a estruturação de um assunto, bem como saber consolidar sua aplicação em uma realidade específica visualizada por um indivíduo, em uma empresa ou fora dela.

Consultoria é o processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa – ou à realidade operacional do indivíduo considerado –, o qual assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões pela melhoria de seus conhecimentos, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

Counseling é uma abordagem profissional e pessoal, com foco específico, em um contexto clínico, médico ou psicológico, com atividades estruturadas de diagnóstico, aconselhamento, acompanhamento e avaliação quanto à realidade de uma pessoa.

Desenvolvimento individual é o processo planejado e estruturado em que um estudante ou profissional de empresa identifica e se capacita em conhecimentos, habilidades e atitudes básicos em um ou mais assuntos crescentes nas necessidades das empresas.

Diretrizes representam o conjunto estruturado dos objetivos, estratégias e políticas de uma empresa ou de um indivíduo.

Educação continuada é o processo estruturado que complementa os conhecimentos e habilidades já existentes, proporcionando uma sustentada evolução pessoal e profissional.

E-learning é uma técnica estruturada de ensino virtual em que o desenvolvimento do aprendizado e das competências independe do local e do momento de realização das atividades.

Estratégia é o caminho, maneira ou ação formulada e adequada para se alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, os objetivos anteriormente estabelecidos.

Gestão à vista é o processo em que os indicadores, parâmetros e critérios de avaliação, bem como a realidade atual das atividades, ficam disponíveis e visíveis para acompanhamento e possível interação e intervenção de todos os demais envolvidos, de forma direta ou indireta, nas atividades consideradas.

Governança corporativa é o modelo de administração que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselhos – de administração, fiscal, deliberativo e consultivo –, auditorias – externa e interna –, comitês e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da empresa no mercado – financeiro e comercial – e, consequentemente, incremento no valor da empresa, redução do nível de risco e maior efetividade da empresa ao longo do tempo.

Dicionário de Coaching: os termos relacionados ao tema que você precisa entender

Foto: Istock/Getty Images

Líder é a pessoa capaz, por suas características individuais, de entender as necessidades de outras pessoas, bem como de exprimi-las de forma válida e eficiente obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento e na implementação dos trabalhos necessários ao alcance dos resultados – metas e objetivos – previamente estabelecidos.

Mentoring é uma abordagem de orientação profissional e pessoal com elevada amplitude, em que um profissional, com larga experiência e forte sustentação teórica e prática – o mentor –, auxilia uma pessoa com menores experiência e conhecimento – o mentorado – em aspectos gerais e específicos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Meta é a etapa intermediária que é realizada para o alcance do objetivo.

Missão representa a razão de ser da empresa, explicitando a quem ela atende com seus produtos e serviços. No seu caso, é quem você atende com seus conhecimentos.

Organograma é a representação gráfica de alguns aspectos da estrutura organizacional de uma empresa.

Pensamento estratégico é a postura do profissional voltada para a otimização da interação da empresa com o ambiente – externo e não controlável – em tempo real.

Plano de ação é o conjunto das partes comuns dos diversos projetos quanto ao assunto que está sendo tratado.

Processo é o conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

Rede escalar de objetivos é a decomposição dos objetivos pela estrutura organizacional – da alta para a média e baixa administração – de tal forma que o sucesso de uma unidade depende de outra unidade organizacional, quer seja em nível hierárquico superior, quer inferior.

Sistema de avaliação de resultados é o processo estruturado e sistemático de análise, controle e aprimoramento dos resultados parciais e globais de uma empresa, em tempo real e no contexto de causas versus efeitos. No caso dos indivíduos, tem-se o sistema de avaliação de desempenho.

Treinamento é o processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada sobre a qualificação dos profissionais de uma empresa, propiciando o aprendizado de conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos estabelecidos e negociados entre as partes.

Valores representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de você ou de uma empresa, bem como fornecem sustentação a todas as suas principais decisões.

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  • Arnaldo Marion
    Arnaldo Marion

    Estrategista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. CEO da Coaching 4 Change LLC, Texas (EUA), uma empresa de tecnologia, treinamento e formação em coaching, atua também como membro do Conselho Diretor do Instituto Marion. É professor e membro do Conselho Consultivo do programa de MBA da Anderson University, Carolina do Sul (EUA), e instrutor da Small Business Development Center, da University of Texas at San Antonio (UTSA), também no Texas (EUA). Serviu por dez anos na indústria bancária e financeira, ocupando diferentes posições em diversas organizações, como Arthur Andersen e ABN AMRO Bank. Formado em Administração, com MBA em Governança e Avaliação de Empresas e Mestrado em Administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é coach certificado pela Florida Christian University (FCU) e Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), com aperfeiçoamento na Creative Results Management. É autor de livros em temas de negócios e espirituais.