19 de agosto de 2019

Saiba as diferenças entre Capital e Patrimônio

por José Carlos Marion

Descubra quais são as principais diferenças entre Capital e Patrimônio a seguir!

Capital

 
Podem-se considerar quatro conceitos de Capital na contabilidade:

1º) CAPITAL NOMINAL: O investimento inicial feito pelos proprietários de uma empresa é registrado pela contabilidade numa “conta” denominada Capital. Este é o capital nominal, que corresponde ao Patrimônio Líquido inicial. O capital nominal só será alterado quando os proprietários realizarem investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital).Como o Patrimônio Líquido também é alterado pelos lucros (ou prejuízos), pode-se afiançar que mui-to raramente o capital nominal coincidirá com o Patrimônio Líquido. Por exemplo: a “Sociedade Comercial Waldir Ltda.” foi constituída por quatro sócios, com capital integralizado de $ 1.000.000.Em contabilidade, tal situação inicial é representada da seguinte forma:

Saiba as diferenças entre Capital e Patrimônio

2º) CAPITAL PRÓPRIO: O capital próprio que corresponde ao conceito de Patrimônio Líquido abrange o capital inicial e suas variações. Por exemplo, após determinado período a “Sociedade Comercial Waldir Ltda.” obteve um lucro de $ 100.000, proveniente de suas operações mercantis. O capital próprio da empresa aumentou para $ 1.100.000 (Capital + Lucro); todavia, o capital nominal será mantido pela Contabilidade da seguinte forma:

Saiba as diferenças entre Capital e Patrimônio

3º) CAPITAL DE TERCEIROS: Este capital corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros. Suponhamos que a “Sociedade Comercial Waldir Ltda.” tenha comprado, a prazo, móveis para escritório, por $ 200.000. A situação é a seguinte:

Saiba as diferenças entre Capital e Patrimônio

O capital de terceiros, neste caso, é representado pelo saldo da conta Credores.

4º) CAPITAL TOTAL À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA: Em acepção mais ampla, pode-se conceituar o capital como sendo o conjunto dos valores disponíveis pela empresa em determinado momento. Por exemplo, considera-se como capital à disposição da empresa o somatório dos elementos colocados à direita da situação anteriormente exposta, ou seja:

CAPITAL + LUCROS + FORNECEDORES = 1.300 = (P + PL)

Patrimônio

 
De maneira geral, entende-se por Patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma enti-dade. É por essa razão que o Balanço costuma ser denominado Balanço Patrimonial.Em sentido restrito, a expressão Patrimônio é usada para representar o capital das entidades de fins não lucrativos.

Saiba as diferenças entre Capital e Patrimônio

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre Capital e Patrimônio? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

Aproveite e conheça também o livro Contabilidade Comercial:

Mais conteúdo no livro Contabilidade Comercial

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.