26 de dezembro de 2018

Você sabe a diferença entre Inovação e Disrupção?

por Martha Gabriel

Você sabe a diferença entre inovação e disrupção? Atualmente, essas palavras são muito comuns nas conversas de negócios e, apesar de estarem intimamente ligadas, tem significados um pouco diferentes.

Diferenças entre inovação e disrupção

INOVAÇÃO é o processo de se fazer algo novo que melhore a vida das pessoas ou, em outras palavras, algo novo que gere valor para alguém. Por exemplo, os aplicativos de taxi são uma inovação na área de mobilidade urbana, pois tornaram o serviço mais acessível e facilitaram a conexão entre passageiro e taxistas.

Mas inovação não precisa ser algo inédito, que nunca foi feito – pode ser uma coisa (metodologia, tecnologia, produto, serviço etc.) que já exista em algum lugar, mas que é nova no seu negócio. Por exemplo, se você passa a usar computadores para automatizar um processo que antes era feito de forma manual, está inovando, pois passa a aumentar a produtividade e segurança desse processo, melhorando assim os resultados do negócio.

No entanto, nem toda inovação é igual, elas podem causar diferentes impactos no mundo. Algumas inovações mudam completamente o modo como fazemos algo, como é o caso do carro, avião, computador, telefone, waze… e são chamadas de DISRUPÇÃO. Outras inovações melhoram gradativamente o que já existe, como é o caso da evolução do avião desde a sua invenção até os dias atuais – essas inovações graduais são chamadas de INCREMENTAIS.

E por que inovação é importante para as empresas? Por que a velocidade de mudança no mundo está cada vez maior, e a única forma de se defender de ameaças novas e aproveitar oportunidades inéditas é por meio da inovação. Assim, empresas que inovam constantemente são as que conseguem vantagem competitiva para se manterem sustentáveis e bem-sucedidas na era digital.

E como está a inovação no seu negócio? Preparado para enfrentar disrupções?

Confira a seguir o vídeo sobre o assunto:

Gostou das dicas sobre inovação e disrupção? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

Fonte: https://www.martha.com.br

E se você quiser saber mais sobre os impactos da Revolução Digital na humanidade, que transformações ela nos traz e como lidar com elas, conheça o livro Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital, da autora Martha Gabriel!

LEIA TAMBÉM

Mais conteúdo no livro Eu, Você e os Robôs 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.