22 de maio de 2019

Dinâmicas de grupo online: você está preparado?

por Patricia Itala Ferreira

Cada vez mais a tecnologia tem impactado as atividades de gestão de pessoas. Desde a utilização de plataformas para realização de testes online sobre conhecimentos gerais, lógica, idiomas, português, entre outros, até a entrevista mediada por mecanismos de inteligência artificial que possuem softwares que analisam aspectos verbais e não verbais da comunicação o impacto da tecnologia é inegável. Uma tendência que parece que veio para ficar é a realização de dinâmicas de grupo online. E você, já participou de alguma?

Dinâmicas de grupo online: você está preparado?

 
A dinâmica de grupo online pode ser realizada via plataformas específicas ou Skype ou Hangouts. A ideia é facilitar e agilizar o processo seletivo sem a necessidade de deslocamento dos candidatos até a sede da empresa ou ao local onde a seleção ocorre.

O objetivo da dinâmica de grupo online é a mesmo da presencial, conhecer o comportamento e as características pessoais dos candidatos, observadas as limitações da não presença física do avaliador e dos participantes do grupo. Na dinâmica presencial os grupos são formados por 15 ou 20 pessoas, normalmente. Nas dinâmicas online a quantidade de participantes costuma ser menor, pois, por enquanto, não existe ainda a possibilidade, por exemplo, via Skype, de separar um grupo grande em vários grupos pequenos.

A dinâmica online pode começar com a apresentação de todos os presentes, uma espécie de entrevista coletiva, que também ocorre em dinâmicas presenciais. Após essa primeira etapa é comum os participantes receberem um PDF com as instruções para a realização de alguma atividade de discussão, como, por exemplo, um estudo de caso a ser discutido e resolvido entre os participantes.

Como preparação para a dinâmica online sugere-se vários itens que também são relevantes para as dinâmicas presenciais, acrescidos de alguns pontos específicos para a online. Verifique abaixo algumas dicas:

Dicas para fazer dinâmica de grupo online

 
1º – Conexão com a internet: certifique-se de estar em um local que tenha uma boa conexão com a internet para que sua participação não seja impactada por questões de lentidão para receber as informações ou participar da atividade.

2º – Local: escolha realizar a dinâmica em um local em que você tenha silencio para se concentrar e que seja similar a um ambiente de trabalho. Evite distrações.

3º – Posição da câmera: verifique a melhor posição para você sentar considerando a câmera do dispositivo que estiver utilizando para participar da dinâmica. Na dependência da posição, suas mãos e braços não serão capturados na imagem que estará sendo veiculada. Tenha também cuidado com a iluminação do local.

4º – Quando falar com o selecionador – pessoa que está conduzindo a dinâmica – ou com seus colegas de grupo, lembre de olhar para a câmera. Tenha atenção também ao “delay” que as vezes pode ocorrer por conta de alguma lentidão pontual na rede.

5º – Vista-se de forma apropriada, da mesma forma que faria para uma dinâmica presencial. Considere aspectos da cultura organizacional da empresa para escolher a vestimenta mais apropriada.

6º – Reserve para a dinâmica online o mesmo tempo que disponibilizaria para a dinâmica presencial. A duração pode variar entre duas e quatro horas, em média.

7º – Fale. Participe. É o momento de apresentar suas ideias e pontos de vista sobre as atividades propostas. Não fique em silencio durante o processo.

8º – Tão importante quanto falar é ouvir. Ouça seus colegas de grupo. Não tente impor sua opinião.

9º – Estude a empresa, o mercado e anote perguntas para fazer, caso exista espaço para isso.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário sobre elas ou sobre alguma dinâmica online que você já tenha participado!

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  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.