16 de julho de 2019

Diretrizes estratégicas para profissionais da área de Administração

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

No primeiro post dessa série irei comentar um pouco sobre minha produção literária. Com mais de 40 anos de experiência na área – além de mais de 300 empresas/clientes atendidos – minhas obras trazem diretrizes para profissionais da área de Administração. Meus livros englobam questões estratégicas voltadas para empresas, planejamento, metodologias e práticas, administração no dia a dia, além de comentar sobre vantagens competitivas e dicas para administrar pensando no futuro.

Você vai constatar que, de forma geral, a maior parte dos livros segue a seguinte estruturação básica:

  • O livro se inicia com a apresentação das origens, da importância e da aplicação do assunto administrativo em análise para que você “incorpore” a realidade do assunto.
  • Depois apresenta uma metodologia básica estruturada e testada para você desenvolver, implementar, avaliar e aprimorar o referido assunto administrativo.
  • A seguir detalha e exemplifica as partes principais da metodologia anteriormente apresentada para facilitar a sua aplicação prática.
  • Finalmente apresenta algumas sugestões práticas para que você possa realizar os seus trabalhos com o referido assunto com plena qualidade.

Você percebe que essa abordagem dos livros também facilita o entendimento dos assuntos apresentados em seus estudos acadêmicos, bem como direciona você a alocar esses conceitos, metodologias, técnicas e práticas em seu plano de carreira como profissional de empresas.

Para que esse processo de absorção e aplicação de conhecimento se torne mais motivador os diversos livros do autor têm se estruturado da seguinte forma:

  • Nos textos dos capítulos são evidenciadas algumas “chamadas” forçando você a pensar um pouco mais a respeito de cada assunto apresentado.
  • Essas “chamadas” provocativas vão se interligando com as questões para debate apresentadas ao final de cada capítulo.
  • Essas questões para debate auxiliam você a resolver o exercício e/ou o caso também apresentado ao final de cada capítulo.
  • Tanto os exercícios como os casos – mesmo quando abordam empresas diferentes – podem ser analisados de forma conjunta e evolutiva ao longo dos diversos capítulos do livro proporcionando interessante “exercício mental” para o aprimoramento de seu conhecimento teórico e prático dos assuntos da administração.

Portanto, um diferencial dos livros é a forte abordagem prática com estruturada sustentação teórica.

Outra questão é que todas as obras apresentam, ao seu final, um glossário com a conceituação de cada um termos técnicos de administração utilizados no texto, o que facilita o pleno e correto entendimento do significado de cada termo da administração de empresas, sendo que você pode agrupar os diversos glossários dos livros e montar o seu “dicionário de termos técnicos de administração”, algo de elevada importância em suas atividades profissionais e pessoais.

No próximo post, abordaremos as obras que tratam sobre questões estratégicas. Não perca. Até lá!

Gostou de conhecer mais sobre diretrizes estratégicas nas obras do professor Djalma Rebouças? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.