30 de março de 2020

Bate-papo: Eliseu Martins e Sérgio de Iudícibus conversam sobre o futuro da contabilidade

por Sérgio de Iudícibus

No dia 25 de julho de 2019 foi realizada na FEA-USP a palestra comemorativa aos 50 anos de publicação do livro Contabilidade Introdutória, da equipe de renomados professores da mesma instituição. Os professores Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins, de forma muito agradável e descontraída, contaram a interessante história do “nascimento” do livro em 1969. Nesse contexto, também falaram sobre o futuro da Contabilidade, no âmbito educacional e profissional, e os principais desafios a serem enfrentados.

Assista na íntegra a este interessante bate papo entre os autores!

Eliseu Martins e Sérgio de Iudícibus conversam sobre o futuro da contabilidade

 

Aproveite e conheça a edição comemorativa de 50 anos do livro Contabilidade Introdutória!

50 anos de excelência no ensino da Contabilidade. O livro Contabilidade Introdutória, escrito por professores da FEA-USP, sob coordenação de Sérgio de Iudícibus, e revisado por Eliseu Martins, é um clássico totalmente renovado, mas com a essência mantida.

Com projeto gráfico reformulado, a nova edição traz novos exercícios validados durante anos pelos autores na FEA-USP e utiliza terminologias modernas de acordo com as normas internacionais de Contabilidade.

Outras novidades

– o emprego da palavra “provisão” para passivos e não mais para contas retificadoras de ativos;
– destaque para a relação entre lucro e fluxo de caixa, com ênfase especial para as confusões derivadas das depreciações e amortizações, nessa comparação;
– exemplos mais refinados em casos de consignação de mercadorias, para destacar melhor a relação essência econômica versus forma contratual.

Uma edição, de fato, digna da tradição deste que é um dos livros mais conceituados da Contabilidade.

O livro de exercícios contém o que há de melhor para treinar o conteúdo aprendido.

Clique na imagem abaixo para saber mais:

Mais conteúdo no livro Contabilidade Introdutória

Gostou de saber sobre o futuro da Contabilidade? Então inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sérgio de Iudícibus
    Sérgio de Iudícibus

    É professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi Visiting Professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamentos mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, bem como foi seu Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.