25 de junho de 2019

Empresas estão mais dispostas a contratar profissionais com mais de 50 anos, diz índice

por Rafael D'Andrea

As empresas estão mais dispostas a contratar profissionais com 50 anos ou mais. Segundo o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 91% das companhias agregariam um profissional com esse perfil em seu quadro de funcionários.

De acordo com o estudo, as áreas mais propensas a receber um profissional com curso superior e nesta faixa etária são: Administrativo (75%), Gerência (70%), Contabilidade (60%), Jurídico (52%) e Tecnologia (35%).

O Índice de Confiança Robert Half é um estudo que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos 6 meses. O objetivo é monitorar o sentimento dos profissionais empregados, desempregados e dos recrutadores, que podem estar otimistas ou pessimistas com relação à situação atual do mercado de trabalho e à economia.

Para 40% dos entrevistados pelo ICRH, a possibilidade de crescimento é o principal ponto levado em consideração, seguido por pacote de benefícios (20%) e valores e propósitos da empresa (17%).

Outros aspectos considerados são:

  • A distância entre casa e trabalho (5%);
  • Autonomia (5%);
  • Flexibilidade de horário (4%) e
  • Reputação da empresa (4%).

Apenas 2% levam em consideração a possibilidade de trabalhar remotamente e 1% questiona a carga horária. E mesmo com o cenário econômico desafiador, 40% dos profissionais com nível superior atualmente empregados trocariam de empresa se tivessem possibilidade de desenvolvimento na carreira.

“A valorização de benefícios não-financeiros evidencia o quanto o perfil do profissional vem mudando ao longo do tempo. Hoje eles buscam uma relação de ganha-ganha com o empregador”, diz Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half. “É claro que dinheiro ainda é importante e fundamental para a vida das pessoas, mas os empregadores agora têm um grande desafio de estruturar um bom plano para atrair e reter os melhores talentos.”

Fonte: Revista Istoé Dinheiro

Mais conteúdo no livro Reinventando-se Depois dos 50 Anos de Idade

Gostou das informações sobre contratação de profissionais acima de 50 anos? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,
  • Rafael D'Andrea
    Rafael D'Andrea

    É graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, especializado em Marketing pela Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA) e em Economia pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. É também mestre em Psicologia Organizacional Clínica pelo INSEAD (Singapura), palestrante, professor e coach. É diretor e fundador do Grupo Toolbox, consultoria focada em trade e shopper marketing, disciplina que lecionou em escolas de negócios, tais como INSPER, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Instituto de Administração. Ainda nessa área, coordenou publicações que são referências no mercado. Como consultor e coach, vem aplicando um método baseado no apoio, encorajamento e questionamento de modelos mentais, percepções e experiências que influenciam as decisões de carreira de executivos e empresários, contribuindo significativamente com indivíduos e empresas na realização de transformações organizacionais. Desde 2014 também atua como advisor o governo da Nova Zelândia para empresas com interesses comerciais na América do Sul.