5 de fevereiro de 2020

Gestão de Crises e Comunicação: entenda o caso da Boeing

por GEN.N&G

A gigante americana Boeing há quase um ano enfrenta uma crise grave, desde que dois aviões modelo 737 MAX caíram, em acidentes na Indonésia, em 2018, e na Etiópia, em 2019. As investigações sobre as quedas de dois aviões novos apontou para falhas dos aparelhos, no software que estabiliza a aeronave. As caixas pretas revelam o esforço da tripulação para corrigir o defeito apresentado, na hora da decolagem.

Os acidentes fizeram as empresas aéreas, pelo mundo, suspenderem todos os voos com esse aparelho, desde março de 2019. Os EUA também proibiram o avião de operar no país, enquanto a fabricante não descobrir o defeito. Os reguladores intimaram a empresa para depoimentos no Congresso e a solução para a crise parece ainda estar longe de chegar.

Além do prejuízo ao mercado da aviação, que tem pelo menos 350 aviões 737 MAX parados, espalhados pelo mundo, a Boeing deixou de fabricar o avião, desde o ano passado. Até agora, se projeta um passivo de US$ 19,5 bilhões para a fabricante. O CEO da empresa foi demitido, em dezembro. Especula-se, por emails vazados, que internamente havia também divergências sobre a segurança do avião.

O mercado e as famílias das 346 vítimas dos acidentes questionam até que ponto a empresa priorizava o lucro a qualquer custo, em lugar dos investimentos em segurança. Sob qualquer aspecto que analisemos, a Boeing enfrenta uma crise grave no aspecto econômico e de reputação, porque o maior ativo de um fabricante de avião é a confiança no produto. Após anunciar o primeiro prejuízo, em duas décadas, de US$ 636 mi, a Boeing promete ter uma solução para esse impasse até meados deste ano.

Assista ao vídeo do autor João José Forni sobre o caso:

 

 

Mais conteúdo no livro Gestão de Crises e Comunicação

Quer receber mais informações no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.