12 de abril de 2017

A importância da escola clássica da administração

por Antonio Cesar Amaru Maximiano

Na passagem para o século XX, em todo o mundo ocidental, a grande expansão das empresas industriais e outras organizações demandou e inspirou o desenvolvimento de novos conceitos e métodos de administração, entre elas a escola clássica da administração.Três correntes principais de ideias sobre a administração e as organizações marcaram essa época:

1 – Nos Estados Unidos, o movimento da administração científica e a linha de montagem móvel. Essas criações surgiram num contexto de produção industrial e iniciativa privada, que se expandiam na época. Os princípios que as orientaram viriam a alcançar todas as formas de fornecimento de produtos e serviços, em todos os ramos de atividades, públicos e privados.

2 – Na França, as ideias de Henri Fayol a respeito do processo de administrar organizações. As ideias de Fayol foram influenciadas pelas deficiências da administração pública na França e se tornaram o padrão universal para explicar a atividade dos administradores.

3 – Na Alemanha, a explicação de Max Weber para as organizações formais, o tipo ideal de burocracia.

Essas pessoas e suas criações, surgidas na passagem para o Século XX integram as idéias da chamada escola clássica da administração.

Por que escola clássica da administração?

 
Os clássicos tiveram as ideias originais: eles criaram as primeiras soluções para os problemas dos sistemas produtivos, que a sociedade industrial potencializou. Essas soluções continuam e continuarão a influenciar a prática da administração das organizações, porque os problemas a que se aplicam são atemporais. Com outros nomes, as ideias dos clássicos sempre farão parte do repertório das técnicas da administração, para todos os tipos de organizações, não apenas as industriais.

O estudo da administração sob a perspectiva da escola clássica transcende de muito o interesse histórico. A escola clássica deixou muitos “descendentes”, que continuam a influenciar as ideias e as práticas da administração. Ao estudar a escola clássica, entendemos as raízes da administração moderna.

 

Quer saber mais sobre a escola clássica da administração e outras dicas? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,
  • Antonio Cesar Amaru Maximiano
    Antonio Cesar Amaru Maximiano

    É professor e pesquisador do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É também Coordenador de Programas e Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Administração Geral, Administração de Projetos, Qualidade Total e Recursos Humanos são suas áreas de atuação no ensino e na pesquisa.