14 de fevereiro de 2017

É hora de escolher o melhor regime tributário para 2017

por Silvio Aparecido Crepaldi

Um dos passos mais importantes para o sucesso – ou o fracasso – de uma empresa em 2017 é a escolha do regime tributário a ser adotado. Especialistas alertam que uma opção mal feita pode fazer com que o contribuinte pague um conjunto de impostos inadequados, comprometendo abruptamente a saúde financeira do negócio e gerando problemas fiscais com órgãos arrecadatórios das três esferas.

Neste processo de escolha do melhor regime tributário, que deve ser feito no início do ano-calendário, uma vez que a legislação não permite que mudanças sejam feitas ao longo do exercício, o Profissional da Contabilidade é peça-chave no que diz respeito à identificação de alguns pontos necessários dentro de uma organização. O professor Silvio Crepaldi, especialista em Direito Financeiro e Tributário, Contabilidade e Auditoria Contábil, explica que para saber qual o regime ideal para cada negócio é preciso elaborar um organograma que inclua claramente as etapas de todo o processo operacional e do fluxo financeiro da empresa e, em seguida, estabeleça metas e ações para um prazo de aproximadamente cinco anos. Isso vai ajudar o empresário a comparar a previsão de redução de impostos entre diferentes regimes, bem como saber a importância de conhecer os benefícios fiscais federais, estaduais e municipais incidentes sobre os produtos ou serviços da empresa.

“Um dos momentos mais importantes para o resultado do negócio é a escolha por qual regime tributário optar. A legislação tributária brasileira disponibiliza algumas opções que irão influenciar o desempenho da empresa de forma significativa. AS pessoas jurídicas são tributadas por uma das formas de apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, por opção do contribuinte ou por deternação legal, nas seguintes modalidades: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado ou Lucro Real”, comenta Crepaldi.

 

Fonte: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Silvio Aparecido Crepaldi
    Silvio Aparecido Crepaldi

    É doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal; mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; graduado em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas – Alfenas – MG) e em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (Faceca – Varginha – MG). Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil; docente do MBA do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação; instrutor da Catho e-Learning nos cursos de Auditoria Contábil e Contabilidade Financeira e Gerencial. É avaliador de cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito e de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep – MEC).