9 de setembro de 2020

Como uma estratégia de marketing de conteúdo pode encantar seu público e gerar leads

por Sandra R. Turchi

A era da tecnologia impulsionou o consumo de conteúdo de qualidade. O acesso à internet por meio de celulares ou computadores favoreceu a busca por um material relevante e, isso, se tornou mais uma estratégia para a geração de leads e para promover o crescimento dos negócios.

Esse é mais um canal de comunicação das empresas com os clientes que, se bem estruturado com uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, proporcionará resultados satisfatórios para os negócios, para engajar cada vez mais o público.

Há muitas maneiras de produzir e divulgar conteúdos de qualidade para atingir o público-alvo da marca. Com o crescimento das redes sociais, a criação e compartilhamento de conteúdo se tornaram relevantes para engajar o público que passa horas navegando e compartilhando vídeos e fotos.

Para o e-commerce, é fundamental criar conteúdo relevante que atraia os clientes e solucione dúvidas sobre determinado produto à venda. O mesmo vale para sites de empresas ou serviços, que por meio da produção e divulgação de conteúdo de qualidade pode encantar a audiência com informações necessárias e relevantes.

Esses são alguns exemplos do que um planejamento de marketing de conteúdo estruturado, aliado a uma boa estratégia, podem fazer pela sua marca. Para obter resultados relevantes, não basta apenas criar conteúdo, é preciso ter informação de qualidade para seu público.

Assim, será possível prender a atenção do leitor e aumentar o engajamento com a marca. Além de encantar a audiência, o marketing de conteúdo tem o poder de atingir outros objetivos para a marca, como por exemplo, criar ou melhorar a reputação, aumentar o tráfego orgânico na página, aumentar as vendas, gerar conhecimento do produto ou da marca, elevar a retenção de clientes e gerar leads.

O marketing de conteúdo ganhou relevância nos últimos anos e, por isso, se tornou uma ferramenta eficaz capaz de gerar resultados e deve ser levada em consideração nas estratégias das empresas.

Os serviços são mais acessíveis do que outros já conhecidos no mercado, como a própria propaganda, e pode ter um resultado maior já que os leads ficam mais propensos ao negócio. Investir no marketing de conteúdo virou uma necessidade e pode ser feito por qualquer empresa, de qualquer tamanho, mas, para isso, é preciso elaborar uma estratégia alinhada aos objetivos da marca, isso pode ser feito por meio de uma consultoria especializada. Também é preciso ter uma continuidade para atingir os resultados esperados.

Na era da informação, um acesso ao Google pode gerar centenas de milhares de resultados. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode colocar sua empresa no topo dessa busca. Com a criação e compartilhamento de conteúdo a empresa irá ganhar autoridade, poderá aparecer nos primeiros resultados de busca.

O conteúdo relevante criado vai fortalecer a imagem da empresa, tornando a marca autoridade no segmento e, assim, criando um canal direto com o público. E nada disso será desperdiçado, pois os resultados são de longo prazo e vão durar por muito tempo, do mesmo modo como a lembrança do seu público.

FONTE: SANDRA TURCHI

Estratégias de e-commerce

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.