22 de abril de 2019

Objetivos e estratégias ambientais e sociais

por GEN.N&G

Uma vez caracterizada e delineada estrategicamente a organização, pode-se estruturar tabela de decisões contendo: objetivos estratégicos; decisões estratégicas; e decisões operacionais. Os objetivos estratégicos são extraídos do plano estratégico (ou instrumento de planejamento equivalente) com o intuito de preservar o foco estratégico predefinido para os negócios da organização e dizem respeito ao objetivo central ou objetivos corporativos (a terminologia pode variar de empresa para empresa).

As decisões estratégicas advêm das estratégias genéricas e das decisões operacionais extraídas do plano estratégico (ou do plano operacional, em face do maior ou menor grau de detalhamento adotado no processo de gestão estratégica das diferentes organizações) e são confirmadas com a análise da cadeia produtiva composta pelos principais processos produtivos e sua interação com os agentes do ambiente operacional da empresa (fornecedores e clientes).

Objetivos e estratégias ambientais e sociais

 
Objetivos e estratégias ambientais e sociais

No caso da GCE, tomada como exemplo, obteve-se uma matriz com os elementos conforme explicitados a seguir:

Objetivos e estratégias ambientais e sociais Objetivos e estratégias ambientais e sociais

Por objetivo ambiental entende-se o propósito ambiental global, decorrente da política, que uma organização propõe-se a atingir, que é quantificado sempre que exequível. O objetivo corporativo maior é extraído do Plano Estratégico da GCE:

“cumprimento da missão com retorno econômico satisfatório à perpetuidade do negócio e de forma ambiental e socialmente correta”.

Os objetivos da empresa, passíveis de monitoramento de seu desempenho ambiental e social (resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental, relativos ao controle de uma organização sobre seus aspectos ambientais, com base em sua política, seus objetivos e metas ambientais), são descritos a seguir:

  • afirmar, em princípios que regem todas as suas atividades, a responsabilidade da GCE na conservação, recuperação e proteção dos recursos do meio ambiente que utiliza ou afeta no desempenho de suas atividades;
  • definir, padronizar e implementar as diretrizes e os mecanismos que possibilitem à GCE e a todos os seus empregados transformar essa responsabilidade em ação;
  • favorecer a distribuição de energia elétrica de forma a atender à camada mais carente da população.

O conjunto de indicadores (de desempenho, de qualidade e ambiental/social) é definido de forma associada ao processo decisório da organização. Os indicadores a serem utilizados dependem do porte e do estágio de vida em que se encontra a organização. Assim, para uma empresa de pequeno porte, em início de vida, bastam alguns poucos indicadores que mensurem e monitorem os negócios no nível estratégico.

Estratégias genéricas

 

Pode-se afirmar, como regra geral, que a instalação de usinas hidrelétricas ou termoelétricas próximas aos centros de carga e, portanto, próximas a centros urbanos tem significativas implicações com o meio ambiente e com a questão do uso racional dos recursos hídricos.

Em razão dessas implicações, todos os projetos e empreendimentos de novos aproveitamentos devem levar em consideração, com a devida ênfase, as seguintes estratégias genéricas:

  • preservação do meio ambiente, com estrita observância da legislação em vigor;
  • maximização do aproveitamento de grandes estruturas já existentes, tais como reservatórios e barragens, procurando diminuir os custos de investimentos em novas instalações;
  • tratamento de múltipla utilização para o aproveitamento dos recursos hídricos, procurando facilitar a viabilização técnico-econômica para os usos setoriais que não o da geração hidrelétrica, tais como: abastecimento; navegação; e controle de cheias.

Estratégias específicas

 

A GCE identifica, avalia e considera todas as implicações ambientais de suas atividades, assumindo sua responsabilidade por essas implicações. Além de integrar as questões ambientais a seus processos decisórios, utilizando todos os meios possíveis para conservar, recuperar e proteger o meio ambiente, a hidrelétrica considera a qualidade ambiental como um dos aspectos primordiais da busca da qualidade total.

A gestão ambiental e da responsabilidade social da empresa está baseada em declaração de estratégias e nos meios para sua implementação que regulam ética e operacionalmente a atuação da GCE e as ações de seu quadro de empregados, empreiteiros, parceiros e fornecedores. Suas estratégias são descritas a seguir:

  • planejar, projetar e desenvolver suas atividades levando em consideração todas as implicações ambientais;
  • considerar a bacia hidrográfica como unidade de gestão ambiental;
  • mitigar os impactos ambientais decorrentes de suas atividades com medidas práticas e implantação de programas de conservação, recuperação e proteção ambientais;
  • implementar programas de compensação por perdas ambientais, onde não cabe a mitigação, decorrentes da implantação, operação e manutenção de seus empreendimentos;
  • utilizar as múltiplas possibilidades de uso dos reservatórios para implantar seus programas de conservação ambiental;
  • assegurar a participação dos indivíduos, grupos e organizações afetados pelos empreendimentos, já nas fases de estudo e projetos das atividades da hidrelétrica e na implantação de programas ambientais;
  • estabelecer procedimentos técnicos e administrativos e adequações estruturais necessários para o cumprimento das leis, regulamentos, normas e políticas de governo;
  • considerar a conservação de energia dependente da conservação dos recursos naturais;
  • integrar a qualidade ambiental à qualidade total;
  • envolver todos os empregados, empreiteiros, parceiros e fornecedores no mesmo compromisso com a conservação, recuperação e proteção ambientais e com a melhoria da qualidade de vida.

 

Confira mais conteúdo sobre o tema clicando na imagem abaixo!

Auditoria Ambiental: requisitos gerais, políticas e planejamento

 

Gostou das informações sobre estratégias ambientais e sociais? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.