15 de abril de 2021

Estratégias de marketing para sua empresa alavancar na pandemia

por Sandra R. Turchi

Ao longo de 2020 diversos segmentos conviveram com as medidas de restrições econômicas e tiveram que se readaptar para amenizar os danos causados pela crise. Mesmo em 2021, com a chegada das vacinas e todas as adaptações que os negócios sofreram, como a migração para o online, ainda há um impacto negativo sobre os negócios. Com a reabertura dos pontos de vendas, após a quarentena em muitas cidades, o consumidor demonstrou um comportamento diferente da era pré-pandemia. O que se percebeu é que, de agora em diante, o grande desafio das empresas será impactar esse consumidor que está mais cauteloso em relação às compras, por isso, para ultrapassar esse obstáculo, é necessário investir em estratégias de marketing que podem alavancar os negócios em tempos de pandemia.

Algumas empresas montaram times dedicados em entender essas mudanças e analisar de qual maneira as marcas podem reagir. A partir disso, as estratégias irão de encontro ao foco dos negócios. O marketing digital oferece inúmeras maneiras de atingir o seu público, assim, poderá alavancar as vendas nesse período de incertezas. Para isso, é necessário adotar as estratégias corretas de acordo com o seu negócio, analisando resultados e readaptando as ações conforme a necessidade. Em qualquer situação, o empreendedor precisa checar a efetividade das estratégias, pois, como vimos, há uma mudança de comportamento nos consumidores e, isso, deve ser levado em conta na hora de aplicar algumas campanhas.

Enquanto essa situação que enfrentamos não chega ao fim, a melhor saída para amenizar os impactos é desenvolver ações que irão manter os atuais clientes, sem esquecer que há espaço para conquistar novos leads, assim, será possível construir uma rede de clientes que ajudarão a movimentar o seu negócio. Para isso, adapte suas estratégias, continue oferecendo promoções pontuais, invista no delivery, ofereça vouchers com descontos e crie opções de assinaturas semanais ou mensais. Esses incentivos ajudam sua empresa a se posicionar à frente dos concorrentes, uma vez que os serviços estarão adaptados à situação atual.

O remarketing é uma boa maneira de atingir novamente aquela pessoa que já teve um contato com o seu negócio, mas não comprou na primeira visita. Lembre-se que raramente as pessoas compram no primeiro clique, por isso, você deve aparecer para o lead mais de uma vez, mas sem insistir nas mesmas campanhas, adote estratégias diferentes, com novos argumentos, incentivos, etc.

Aproveite o momento para ajudar seus clientes e propor soluções na medida do possível. Para isso, amplie suas ações de marketing para divulgar seus produtos/serviços que podem fazer a diferença no dia-a-dia dos clientes. Com as estratégias bem posicionadas é possível impactar o seu público.

Para contactá-lo, evite canais saturados de comunicação. Durante a quarentena foi possível perceber que um dos canais mais utilizados pelas empresas para se comunicar com os clientes foi o e-mail. Com caixas cheias de mensagens, certamente isso não trará o resultado esperado. Investir no Marketing de Relacionamento pode ser uma saída para se comunicar com seu público e humanizar sua marca, investindo em campanhas segmentadas.

Acompanhar as métricas das campanhas é fundamental para mensurar o que está dando retorno. Com mídias pagas é possível potencializar as campanhas que estão trazendo resultados e reduzir aquelas que não geraram o retorno desejado. Assim, pode-se direcionar os esforços em outra frente. No período de crise, a mídia paga se tornou mais interessante para conquistar leads, pois muitas empresas diminuíram o investimento durante a crise, em contrapartida, as pessoas passaram a usar ainda mais as redes sociais/internet. O SEO continua forte e atrativo. Com mais pesquisas em sites, blogs e vídeos, as palavras-chave ganharam ainda mais importância para os e-commerces e outras empresas que ampliaram a presença na internet. Paralelamente a isso, o Marketing de Conteúdo irá aumentar a sua autoridade no assunto, ajudando o seu lead a ganhar mais confiança no negócio.

Neste momento é preciso ter em mente que o mundo vive uma situação atípica, mas que muita coisa pode mudar com o fim da pandemia, principalmente, em relação ao comportamento do consumidor. Para criar estratégias assertivas é preciso ficar atento às dificuldades que todos enfrentam nesse período de crise. Assim, será possível desenvolver soluções para os mais diferentes desafios. Para continuar impactando sua base de clientes e conquistando leads, é necessário continuar investindo em estratégias de marketing digital, pois, isso vai garantir um fôlego para se recuperar o mais rápido possível.

FONTE: SANDRA TURCHI

Estratégias de e-commerce

 

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.