27 de agosto de 2020

5 estratégias para uma equipe de alta performance

por Douglas De Matteu

O cenário empresarial atual é caracterizado por uma alta competitividade e mudanças constantes, o que leva líderes a pensarem nas melhores maneiras de se gerir um negócio. Muitas vezes verifica-se que empresas do mesmo ramo e que trabalham de maneira semelhante obtêm resultados diversos. Qual é a diferença? É importante lembrar que empresas são entidades formadas por pessoas. Organizações são compostas por equipes, e nelas pode residir a diferença entre um resultado excelente e um resultado mediano. Neste artigo você vai conhecer 5 estratégias para uma equipe de alta performance.

Quais são as características de uma equipe de alta performance?

 
Uma equipe nada mais é do que um grupo de pessoas que trabalham juntas, com um projeto em comum. Uma equipe de alta performance é esse mesmo grupo de pessoas trabalhando em um objetivo, mas com uma visão em comum, colaborando entre si, motivando uns aos outros, assumindo a responsabilidade pelo resultado de maneira igual e gerenciando conflitos com um estilo de comunicação aberta e respeitosa, a fim de vencer desafios.

As habilidades e talentos dos indivíduos se complementam de forma que eles acabam sustentando uns aos outros, construindo uma teia de competências que colabora com o sucesso do projeto e com o desenvolvimento de seus pares. Todos se aprimoram em uma equipe de alta performance e, assim, o objetivo em comum é alcançado com mais sucesso. Além disso, as pessoas têm suas habilidades validadas e aprimoradas, gerando desenvolvimento pessoal. Em uma equipe de alta performance todos saem ganhando.

5 estratégias para uma equipe de alta performance

 
Para que uma equipe possa alcançar esse patamar, é necessário que algumas ações sejam realizadas. É preciso, primeiramente, que a empresa indique ao departamento de recursos humanos o perfil de profissional solicitado para o projeto ou vaga. Além disso, um treinamento para os indivíduos recém-contratados – e até para os que já estão na empresa – é bem-vindo: demonstrar quais são os valores e missão da organização, além dos requisitos do projeto, faz com que o colaborador alinhe seus esforços aos da equipe, na busca pela otimização do projeto.

Além disso, há outras 5 estratégias que são primordiais na construção de uma equipe excelente. São elas:

– Reconhecimento e valorização da individualidade de cada pessoa: uma equipe excelente é rica em diversidade, isto é, pessoas diferentes, cada uma com uma (ou mais) habilidade. Sendo assim, reconhecer o ponto forte de cada um e valorizá-lo, além de motivar o colaborador, enriquece o time, possibilitando troca mútua de experiências e aprendizados.

– Comunicação assertiva: comunicar de maneira clara e respeitosa é essencial e ponto chave para a manutenção do clima da equipe. Para isso, é importante observar os membros do time a fim de reconhecer o estilo de comunicação de cada um. Além disso, estimular a empatia e gerenciar conflitos assim que surgem são ações que estimulam a transparência e confiança.

Definição clara de objetivos e verificação de resultados em prazos previamente determinados: para que os colaboradores possam dar o melhor de si, é importante que cada um saiba claramente qual o seu papel dentro do projeto e quais os resultados esperados, tanto em metas individuais quanto em grupo. No prazo predeterminado, uma apuração prévia pode ser feita e os rumos, reajustados, de acordo com o que for acordado pelo time. Isso proporciona segurança e estabilidade.

Empoderamento da equipe: empoderar o time é entregar uma tarefa e confiar no trabalho dos colaboradores. Isso se dá após treinamentos, diálogos e observação atenta das competências de cada membro. Delegar tarefas, demonstrar confiança, dar voz aos indivíduos, considerar seus pontos de vista, auxiliar nos desafios, apontar melhorias e recompensar os seus esforços é fortalecer seus membros tanto como equipe quanto individualmente.

Motivação dos integrantes, com foco no desenvolvimento pessoal: reconhecer os talentos dos colaboradores e sua parte no sucesso do projeto, recompensando-os – além de premiar a equipe – é um ótimo motivador. E mais: cursos e treinamentos de desenvolvimento pessoal são recomendados tanto para benefício da organização quanto do indivíduo. Se um colaborador motivado e satisfeito otimiza o clima em sua equipe, imagine uma equipe inteira treinada e motivada?

Como foi visto, é possível alcançar excelentes resultados ao alçar os colaboradores a um patamar mais alto. As 5 estratégias para uma equipe de alta performance vistas aqui são um excelente guia para o crescimento pessoal e, consequentemente, organizacional. Sem dúvida exige trabalho, mas é um investimento que pode diferenciar uma empresa com resultados medianos de uma empresa com resultados excelentes.

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.