24 de setembro de 2021

As etapas do processo de hunting

por Sandra R. Turchi

Atrair talentos para uma empresa é um processo trabalhoso e que requer dedicação e muita atenção, principalmente, nos detalhes. Buscar pelo candidato ideal dentro do mercado de trabalho exige um recrutamento seguro e eficiente. O headhunter tem esse papel de fazer uma verdadeira busca pelo talento compatível com o cargo e a cultura da organização. As etapas do processo de hunting seguem um trabalho minucioso, embasado em pesquisas e por meio de negociações para que se tenha um recrutamento seguro e eficiente.

Um headhunter necessariamente segue as etapas do processo de hunting para buscar o profissional adequado e ir além dos resultados esperados. Por isso, é necessário conhecer as técnicas de recrutamento e as estratégias que cercam o processo de seleção.

As etapas do processo de hunting

 

Definir o perfil da vaga

 
O primeiro passo é definir qual é o perfil da vaga. A empresa precisa determinar qual tipo de profissional ela deseja que faça parte do time e, para isso, deve utilizar critérios que darão suporte ao headhunter, como conhecimentos técnicos e comportamentais, visão de mercado, aspectos culturais e expectativas para o futuro profissional. São detalhes importantes para que o primeiro passo possa ser dado em direção a uma escolha que possa dar o retorno esperado, correspondente ao investimento.

Critérios

 
A função do headhunter é buscar as informações essenciais do candidato que se adeque ao perfil da vaga utilizando meios e critérios necessários para descobrir os pontos ideais. Nesse sentido, é preciso considerar as políticas da empresa e de qual forma o trabalho será desempenhado. Para buscar as informações o headhunter pode utilizar todas as ferramentas disponíveis, desde redes sociais a contatos com antigos empregadores.

Mapear o mercado

 
Essa é uma etapa importante pois será através dela que o headhunter poderá atrair os talentos mais valiosos presentes no mercado. É necessário fazer um levantamento para descobrir qual a faixa salarial oferecida por cargos semelhantes, o tipo de especialização exigida em relação aos objetivos da empresa e o que ela poderá oferecer em relação a benefícios e plano de carreira. A partir desse levantamento será possível fazer uma busca eficiente pelo profissional adequado.

Abordagem dos candidatos

 
Nessa etapa o headhunter fará o contato com os profissionais identificados nas etapas anteriores e que condizem com o perfil da vaga. Inicialmente, o primeiro contato acontece por meio de uma conversa informal. Essa etapa auxilia o headhunter a entender qual a situação atual do candidato e expor as necessidades da empresa. Com os contatos realizados será possível elencar os profissionais mais adequados e que estão de acordo com os critérios definidos pela empresa, estabelecendo um critério de acordo com as chances de contratação.

Agendar conversa

 
Nessa etapa é a hora de partir para a proposta e descobrir quais as reais possibilidades do virtual candidato participar do processo de seleção. Na maioria dos casos, onde há escolha para vagas de alto escalão, os candidatos estão empregados e, muitos, não estão em uma busca ativa, por isso, nessa etapa é fundamental o poder persuasão do headhunter para despertar o interesse do candidato à vaga.

Proposta ao candidato

 
É a fase onde o headhunter deve apresentar ao gestor da vaga a lista com os candidatos escolhidos na seletiva. Nesse ponto o headhunter faz uma explicação ampla com os pontos fortes e fracos de cada candidato. Aqui, a empresa deverá avaliar se o candidato vai de encontro com as expectativas da vaga e se o perfil está de acordo com a necessidade.

Conclusão

 
Após a definição do candidato ideal, o headhunter deve entrar em contato com o profissional para formalizar a negociação. Também será necessário agendar uma conversa com os gestores da empresa. Após formalizar a negociação, o candidato será efetivado na vaga.

FONTE: DIGITALENTS

Estratégias de e-commerce

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.