17 de março de 2021

Conversas Estratégicas: A evolução da estratégia, com Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato

por Arão Sapiro

Neste vídeo, os autores Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato conversam sobre a evolução da estratégia.
Segundo os autores, hoje existem muitos especialistas e poucos estrategistas. Nesse contexto, para a elaboração do livro Planejamento Estratégico, Sapiro e Chiavenato focaram em um público que pudesse ter uma visão sistêmica,  proativa e periférica, envolvendo a organização e o contexto ambiental.

E como acontece evolução da estratégia? De acordo com os professores, “a estratégia é a capacidade de olhar longe uma coisa que está perto e olhar perto uma coisa que está longe”. Mas afinal, de que forma alcançar esses resultados?

Veja mais no vídeo a seguir!

A evolução da estratégia, com Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato

 

Sobre o livro Planejamento Estratégico

 
Estratégia organizacional: da intenção ao resultado final. De modo objetivo, este livro aborda as etapas do processo de planejamento estratégico com ferramentas de aplicação essenciais para atuar em meio à competição que acontece no contexto dos negócios.

Resultado da experiência de Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato, Planejamento Estratégico – Da Intenção aos Resultados trata das tendências emergentes para a próxima década e suas consequên­cias futuras, considerando o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo no qual vivemos hoje, amplia a execução e a avaliação do desempenho e fornece ferramentas para o aprendizado, como:

  • Acesso à Sala de Aula Virtual;
  • Vídeos complementares ao conteúdo do livro apresentados pelos autores;
  • Casos reais relacionados ao tema de cada capítulo, de modo a associar os conceitos apre­sentados com exemplos
  • reais das práticas gerenciais;
  • As conhecidas e aguardadas seções clipping competitivo (novas ideias sobre estratégias), informação privilegiada (aplicação efetiva dos conceitos apresentados), exemplos, dicas e sugestões que levam o leitor a refletir e ampliar seu conhecimento sobre aspectos específicos do conteúdo;
  • Glossário dos principais conceitos estudados;
  • Questões de fixação dos conceitos, complementando os estudos; e
  • Referências bibliográficas, ao final de cada capítulo, atualizadas até julho de 2020.

Mais conteúdo no livro Planejamento Estratégico

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Arão Sapiro
    Arão Sapiro

    Professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e engenharia de produção. É graduado e mestre pela EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, com certificados de Educação Contínua pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School. Suas especialidades profissionais estão focadas em quatro áreas de competência: liderança, planejamento estratégico, mudança & engajamento e negociação & mediação. Realizou nos últimos 25 anos programas de treinamento e conduziu projetos de Desenvolvimento Organizacional, alinhados com os conceitos de Learning Organization, sempre com base em valores humanos e metodologias interativas. Ele tem grande experiência em consultoria graças à trabalhos realizados para organizações governamentais e privadas, nacionais e multinacionais, e sem fins lucrativos. Possui habilidades avançadas de treinamento, comunicação e apresentação, lidando com grupos e desenvolvendo projetos de trabalho em equipe. Com certeza, seu perfil é caracterizado por uma aparência confiante, confiável e autônoma, Coautor do livro Planejamento Estratégico – Fundamentos e aplicações, com Idalberto Chiavenato, em sua edição 3º e publicada em espanhol, também. Revisor técnico do trabalho de Philip Kotler, Administração de Marketing. Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre seus temas focais. Como conferencista viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos, falando em congressos e seminários, abordando temas relacionados à mediação estratégica, change management e cultura de confiança (trust). Criador do INSEC- Instituto de Estudos para a Cooperatividade, uma sociedade civil de interesse público, cujo objetivo é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), buscando incentivar a competitividade de uma forma construtiva e de longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo. Atualmente, vem se destacando como facilitador certificado em sessões de mediação, que é uma das práticas chamadas de Resolução Alternativas de Conflitos – RAD, pelas quais se busca promover a comunicação não-adversial e colaborativa, tratando os conflitos, a partir de uma visão positiva e como meio de transformação e evolução, objetivando a harmonia das relações e o respeito aos bons costumes, de modo a manter os relacionamentos duradouros e prósperos, entre as partes, construindo um mundo melhor.