4 de abril de 2018

1º Exame de Suficiência de 2018 tem nova banca examinadora

por GEN.N&G

A Consulplan foi a banca examinadora selecionada, por meio de processo licitatório, a realizar as edições do Exame de Suficiência de 2018.  Dessa forma, os bacharéis em Ciências Contábeis, que estão aguardando a data para realizar o Exame, já podem se preparar. As provas serão aplicadas ainda no primeiro semestre deste ano.

O edital, que está sendo elaborado conforme a Resolução CFC nº 1.486/15, está em fase de revisão final e será publicado nas próximas semanas. A expectativa é de que as inscrições sejam abertas no próximo mês e as provas aplicadas em junho. A Consulplan ficará responsável pela organização, elaboração e aplicação das provas em 2018.

 

Sobre o Exame

 

A aprovação no Exame de Suficiência é condição obrigatória para que os bacharéis em Ciências Contábeis possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade de sua região e, assim, passem a exercer a profissão. Desde que foi instituído por força de lei, em 2010, o Exame já aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade.

No último exame, no segundo semestre de 2017, o conteúdo programático abrangeu as disciplinas contabilidade geral;  contabilidade de custos; contabilidade aplicada ao setor público; contabilidade gerencial; controladoria; teoria da contabilidade; legislação e ética profissional; princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade; auditoria contábil; perícia contábil; noções de direito; matemática financeira e estatística; e língua portuguesa.

 

Quem pode fazer o Exame

 

De acordo com a Resolução CFC nº 1.486/15, o Exame pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

 

Sobre a Consulplan

 

A Consulplan, segundo dados publicados pela própria empresa, é conhecida por aplicar provas para mais de 15 milhões de brasileiros. Dentre seus clientes, destacam-se: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Ministério da Defesa (Aeronáutica), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entre outros. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Mais informações sobre o Exame de Suficiência podem acesse aqui.

 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Tags: , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.