A formação de preço de venda é um tema de elevada relevância no aspecto gerencial de custos. Como metodologia bastante utilizada, nesse caso temos o cálculo do preço de venda por meio do método do mark-up I e II, que trata-se de um multiplicadores para cálculo de preços de venda. Essa metodologia fornece rapidamente os insumos de cálculo do preço de venda a partir dos custos dos produtos.
A metodologia consiste em construir o mark-up por meio das relações percentuais relativas aos preços de vendas aplicados aos custos. Para isso, decompomos o mark-up em duas partes: o mark-up I e o mark-up II. No mark-up I consideramos os elementos: as despesas administrativas; as despesas comerciais; despesas operacionais; custo financeiro de vendas e produção; e margem de lucro desejada. No mark-up II consideramos os impostos sobre vendas: ICMS, PIS e COFINS.
Sobre o mark-up são extraídos os percentuais da estrutura da demonstração do resultado do exercício. Dessa forma o mark-up I surge do custo industrial, determinando o preço de venda antes dos tributos sobre vendas.
O preço de venda calculado é suficiente para cobrir os custos industriais, as despesas operacionais, o custo financeiro, bem como a margem de lucro desejada. Já no mark-up II partimos do preço de vendas antes de tributos, calculado anteriormente no mark-up I e adicionamos os tributos sobre vendas, com isso formamos o preço de vendas final.
LEIA TAMBÉM:
- Os principais métodos de avaliação de estoques
- Resenha: Contabilidade de Custos Simplificada e Interativa
- Contabilidade de Custos: o que é? Confira o conceito!
- O que faz uma empresa admirada
- Relação custo-volume-lucro
Isso é fundamental para orientação financeira da empresa!!
Parabéns pela brilhante idéia!!