30 de abril de 2020

Formação de Preço de Venda

por Mauro Stopatto

A formação de preço de venda é um tema de elevada relevância no aspecto gerencial de custos. Como metodologia bastante utilizada, nesse caso temos o cálculo do preço de venda por meio do método do mark-up I e II, que trata-se de um multiplicadores para cálculo de preços de venda. Essa metodologia fornece rapidamente os insumos de cálculo do preço de venda a partir dos custos dos produtos.

A metodologia consiste em construir o mark-up por meio das relações percentuais relativas aos preços de vendas aplicados aos custos. Para isso, decompomos o mark-up em duas partes: o mark-up I e o mark-up II. No mark-up I consideramos os elementos: as despesas administrativas; as despesas comerciais; despesas operacionais; custo financeiro de vendas e produção; e margem de lucro desejada. No mark-up II consideramos os impostos sobre vendas: ICMS, PIS e COFINS.

Sobre o mark-up são extraídos os percentuais da estrutura da demonstração do resultado do exercício. Dessa forma o mark-up I surge do custo industrial, determinando o preço de venda antes dos tributos sobre vendas.

O preço de venda calculado é suficiente para cobrir os custos industriais, as despesas operacionais, o custo financeiro, bem como a margem de lucro desejada. Já no mark-up II partimos do preço de vendas antes de tributos, calculado anteriormente no mark-up I e adicionamos os tributos sobre vendas, com isso formamos o preço de vendas final.

Mais conteúdo no livro Contabilidade de Custos

newsletter

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta para “Formação de Preço de Venda”

  1. Avatar Adriano disse:

    Isso é fundamental para orientação financeira da empresa!!
    Parabéns pela brilhante idéia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mauro Stopatto
    Mauro Stopatto

    É consultor financeiro e acadêmico, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Centro Universitário Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP-SP), Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). Tem experiência como autor de livros técnicos, parecerista, revisor técnico, revisor metodológico, consultor em assuntos regulatórios, coordenador de cursos superiores, professor de graduação, pós-graduação e MBA. Oficial (R2) da reserva do Exército Brasileiro, com atuação em grandes organizações públicas e privadas.