31 de março de 2021

Conversas Estratégicas: As bases e os fundamentos do Planejamento Estratégico – Parte I

por Arão Sapiro

Após discutirem sobre a criação da mentalidade estratégica, a evolução da estratégia e a importância dos públicos de interesse, os autores Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato falam sobre as bases e os fundamentos do Planejamento Estratégico. Os autores do livro Planejamento Estratégico discutem os acontecimentos que hoje são pequenos e que podem mudar a realidade das empresas no futuro.

Afinal, quais serão as profissões do futuro? Quais novas visões nos aguardam? Nesse contexto, os autores falam sobre fundamentos, técnicas, ferramentas, construção de cenário, avaliação do ambiente, avaliação de desempenho, entre outros temas relevantes no campo do planejamento estratégico para as organizações. Veja mais no vídeo a seguir!

Sobre o livro Planejamento Estratégico

Estratégia organizacional: da intenção ao resultado final. De modo objetivo, este livro aborda as etapas do processo de planejamento estratégico com ferramentas de aplicação essenciais para atuar em meio à competição que acontece no contexto dos negócios.

Resultado da experiência de Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato, Planejamento Estratégico – Da Intenção aos Resultados trata das tendências emergentes para a próxima década e suas consequên­cias futuras, considerando o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo no qual vivemos hoje, amplia a execução e a avaliação do desempenho e fornece ferramentas para o aprendizado, como:

  • Acesso à Sala de Aula Virtual;
  • Vídeos complementares ao conteúdo do livro apresentados pelos autores;
  • Casos reais relacionados ao tema de cada capítulo, de modo a associar os conceitos apre­sentados com exemplos
  • reais das práticas gerenciais;
  • As conhecidas e aguardadas seções clipping competitivo (novas ideias sobre estratégias), informação privilegiada (aplicação efetiva dos conceitos apresentados), exemplos, dicas e sugestões que levam o leitor a refletir e ampliar seu conhecimento sobre aspectos específicos do conteúdo;
  • Glossário dos principais conceitos estudados;
  • Questões de fixação dos conceitos, complementando os estudos; e
  • Referências bibliográficas, ao final de cada capítulo, atualizadas até julho de 2020.

Mais conteúdo no livro Planejamento Estratégico

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Arão Sapiro
    Arão Sapiro

    Professor de cursos de graduação e pós-graduação em administração e engenharia de produção. É graduado e mestre pela EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, com certificados de Educação Contínua pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School. Suas especialidades profissionais estão focadas em quatro áreas de competência: liderança, planejamento estratégico, mudança & engajamento e negociação & mediação. Realizou nos últimos 25 anos programas de treinamento e conduziu projetos de Desenvolvimento Organizacional, alinhados com os conceitos de Learning Organization, sempre com base em valores humanos e metodologias interativas. Ele tem grande experiência em consultoria graças à trabalhos realizados para organizações governamentais e privadas, nacionais e multinacionais, e sem fins lucrativos. Possui habilidades avançadas de treinamento, comunicação e apresentação, lidando com grupos e desenvolvendo projetos de trabalho em equipe. Com certeza, seu perfil é caracterizado por uma aparência confiante, confiável e autônoma, Coautor do livro Planejamento Estratégico – Fundamentos e aplicações, com Idalberto Chiavenato, em sua edição 3º e publicada em espanhol, também. Revisor técnico do trabalho de Philip Kotler, Administração de Marketing. Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre seus temas focais. Como conferencista viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos, falando em congressos e seminários, abordando temas relacionados à mediação estratégica, change management e cultura de confiança (trust). Criador do INSEC- Instituto de Estudos para a Cooperatividade, uma sociedade civil de interesse público, cujo objetivo é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), buscando incentivar a competitividade de uma forma construtiva e de longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo. Atualmente, vem se destacando como facilitador certificado em sessões de mediação, que é uma das práticas chamadas de Resolução Alternativas de Conflitos – RAD, pelas quais se busca promover a comunicação não-adversial e colaborativa, tratando os conflitos, a partir de uma visão positiva e como meio de transformação e evolução, objetivando a harmonia das relações e o respeito aos bons costumes, de modo a manter os relacionamentos duradouros e prósperos, entre as partes, construindo um mundo melhor.