21 de julho de 2020

O futuro do Marketing 4.0 depois do período de distanciamento social

por Edmir Kuazaqui

A transformação digital foi acelerada no período da pandemia e o distanciamento social. Grande parte das empresas foi surpreendida, pois pela primeira vez, governos tomaram a iniciativa de ações preventivas, como a redução da mobilidade física fora de casa. Outro ponto foi a duração da restrição, onde se preconizava um período menor e não tão extenso como está ocorrendo. Desta forma, com o distanciamento social houve a redução das atividades econômicas e consequente perda de receita, do lado dos empresários e de renda, por parte dos consumidores.

Para continuar com as suas atividades, as empresas optaram por continuar de diferentes formas e uma das mais adotadas foi a utilização de ferramentas digitais. Com essa situação, a procura por serviços de solução tecnológica aumentou, com mais pessoas tentando aprender a utilizar o que achava que estava disponível e ao seu alcance.

Louvável foi o empreendedorismo e muito aprendizado ocorreu. Mas, estamos passando por um processo de transição e como ficará a tecnologia e em especial o Marketing Digital? Este com certeza, veio para ficar. Se antes, muitos dos usuários eram as empresas com um vasto mercado, no decorrer do distanciamento social houve a incorporação de uma quantidade considerável de novos integrantes, como as médias e em especial, as pequenas empresas ou mesmo os negócios de pequeno porte.

Embora nem todos tenham os conhecimentos técnicos necessários, nem o pensamento focado como nas Digital Natives Enterprises (DNE), que já nascem com o DNA em ambientes e pensamentos digitais, nada impede que se movimentem na busca de novas soluções para os problemas antigos.

O Marketing Digital é um conjunto de ferramentas que aprofunda a Transformação Digital e não é um processo estático, muito pelo contrário; está sempre se transformando em novas aplicações e soluções, de forma a estar à frente das mudanças e transformações do ambiente de negócios e, principalmente de seus consumidores.

O livro Gestão de Marketing 4.0: Casos, Modelos e Ferramentas, apresenta de forma fundamentada, as práticas necessárias para fazer as coisas acontecerem. Mais que um simples livro, é um manual norteador dos grandes desafios que estão ocorrendo e irão acontecer.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

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  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br