14 de julho de 2020

Geração Z: Como integrar?

por Amarildo de Souza Nogueira

Empresas têm investido cada vez mais em equipamentos, tecnologia da informação e estrutura física, mas ainda deixam a desejar quanto ao desenvolvimento de pessoas. Os tempos mudaram e as pessoas também. As empresas que não tiverem, realmente, uma preocupação com a gestão de pessoas, correm o risco de comprometer o desenvolvimento e crescimento de seu negócio. Neste processo de gestão de pessoas, o trabalho com as diferentes gerações faz parte do grande desafio dos gestores atuais. Destaco aqui algumas características das gerações Baby Boomers, X e Y, para compreendermos melhor o diferencial com relação à Geração Z, tema deste artigo.

A Geração dos Baby Boomers tem como características as crianças nascidas durante uma explosão populacional – Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Em geral, a atual definição se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, período em que houve uma explosão populacional. São as pessoas nascidas, aproximadamente, entre 1940 e 1960. A Geração X é composta por filhos dos Baby Boomers, nascidos entre os anos 1960 e 1980.

Quanto à geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials, apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere às pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1990. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Para saber mais sobre integrar a geração z, confira o texto completo no site Revista Raça.

Mais Conteúdo no livro Logística Empresarial

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Amarildo de Souza Nogueira
    Amarildo de Souza Nogueira

    Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.