29 de julho de 2020

Gestão de projetos: tendências e melhores práticas em ambientes de risco, com Roque Rabechini Jr.

por Roque Rabechini Jr.

No Congresso GEN X, o autor Roque Rabechini Jr. apresentou a palestra “Gestão de projetos: tendências e melhores práticas em ambientes de risco”. A princípio, o professor fez um breve histórico da gestão de projetos, que começou nos anos 50 apenas com grandes empresas, principalmente as de infraestrutura. Em seguida, essa metodologia se adaptou a outros tipos de empresas, com tecnologias novas que foram surgindo a partir dos anos 80, principalmente com a popularização dos computadores e o surgimento de softwares apropriados.

Mais tarde, no final dos anos 90, o PMI lançou um guia de fácil acesso de ferramentas para realizar a gestão. Contudo, com as rápidas transformações que vivemos hoje e o advento da Tecnologia da Informação, houve a necessidade de menos burocracia. Agora, como o tempo é mais escasso, a gestão de projetos evoluiu naturalmente por meio das abordagens ágeis.

Gestão de projetos: tendências e melhores práticas em ambientes de risco, com Roque Rabechini Jr.

Rabechini ainda explica que diversas ferramentas de outras áreas podem ser utilizadas para melhorar a orientação dos projetos. Buscando outros campos de conhecimento – das finanças, suprimentos, aquisições, gestão da qualidade, etc – será possível alcançar um resultado mais satisfatório.

Portanto, as pequenas e médias empresas que investem na cultura gerencial, bem como na intelectualização da gestão, conseguem encontrar as abordagens corretas e alcançar resultados de forma mais contundente.

Para continuar acompanhando as palestras, clique aqui e inscreva-se no congresso GEN X! 

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roque Rabechini Jr.
    Roque Rabechini Jr.

    Consultor de empresas com atuação em implementação de escritórios de projetos, estruturação de processos de lançamento de novos produtos, criação de metodologia de gerenciamento de projetos e gestão de riscos, entre outros. Tem pós-doutorado e mestrado em Administração (FEA/USP), Doutor em Engenharia de Produção (Poli/USP). É Engenheiro de Produção, Professor do Programa de Pós- Graduação em Administração na Universidade Nove de Julho-UNINOVE e Professor da FIA. Autor dos livros "O Gerente de Projetos na Empresa" e "Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos" ambos publicados pelo Grupo GEN | Editora Atlas. Além disto, tem diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicados em revistas qualificadas.