2 de fevereiro de 2018

Gestão Pública: abordagem integrada da administração e do direito administrativo

por GEN.N&G

O livro Gestão Pública: abordagem integrada da administração e do direito administrativo é o primeiro livro que traça a interlocução entre os conhecimentos da administração e do direito, voltados para a prática da gestão pública, já que os conhecimentos destas áreas se integram dentro desse contexto.

Com abordagem na jurisprudência do direito administrativo, e que visa o aprimoramento da administração pública em todas as suas dimensões (gerencial, técnica e ética), destaca os limites e as possibilidades mais modernos dentro desta área do conhecimento.

Ressalta os fundamentos para boas práticas de governança, dentro dos limites instituídos pela constituição, já que é imprescindível que o agente público deva conhecer os limites jurídicos em relação a sua atuação. O livro aborda também aspectos de serviços públicos, da gestão de pessoas na administração pública, do regime de parcerias público-privada, da sindicância administrativa, entre outras questões que integram os novos direcionamentos para uma gestão pública eficiente.

Com uma proposta abrangente, pode ser utilizado como guia de consulta e aplicação profissional (gestores públicos e profissionais atuantes no direito público), como referência para escolas de governo e também como guia de estudo para concursandos.

AUTORIA

Antonio Cesar Amaru Maximiano é Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Departamento de Administração dessa instituição. Suas áreas de atuação no ensino e na pesquisa são: Administração Geral, Administração de Projetos, Qualidade Total e Recursos Humanos. Autor dos livros Administração de projetos: como transformar ideias em resultados; Administração para concursos; Fundamentos da Administração: introdução à Teoria Geral e aos Processos da Administração; Introdução à Administração; Introdução à Administração (edição compacta); Introdução à Teoria Geral da Administração; Recursos humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global; Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital, todos publicados pelo GEN | Atlas.

Irene Patrícia Nohara é Livre-docente em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP. Bacharel em Direito pela mesma instituição. Advogada parecerista na área de Direito Administrativo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora convidada nos cursos de especialização em Direito Público da Escola Paulista de Direito (EPD), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Escola Paulista da Magistratura e do Insper. Autora dos livros Constituição Federal de 1988: comentários aos artigos 37 a 43 – v. 1; Direito Administrativo; Fundamentos de Direito Público; Limites à razoabilidade nos atos administrativos; O motivo no ato administrativo; Processo Administrativo: Lei nº 9.784/99 comentada; Processo Administrativo: temas polêmicos da Lei n.º 9.784/99; Reforma administrativa e burocracia, todos publicados pelo GEN | Atlas. Conferencista e gestora dos sites www.direitoadm.com.brwww.nohara.com.br.

LEIA TAMBÉM

Planejamento Estratégico

Como administrar o fluxo de caixa das empresas

Mapeamento de Controles Internos SOX

Administração Pública

Administração: fundamentos da administração empreendedora e competitiva

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.