No início de dezembro realizei uma palestra para empregados de uma organização sem fins lucrativos sobre comunicação, mais especificamente sobre Boas Práticas de Comunicação. Uma vez que percebi o grande interesse dos participantes sobre os assuntos abordados, resolvi compartilhar aqui alguns dos itens da palestra: comunicação interpessoal, dicas de como elaborar mensagens objetivas e claras e netiqueta (ou etiqueta na web).
As Boas Práticas de Comunicação
Na comunicação interpessoal, além dos ruídos frequentes em qualquer processo comunicacional, foi dado um amplo destaque a empatia, a comunicação não violenta. Empatia pode ser compreendida como a capacidade ou disponibilidade para sentir o que sentiria outra pessoa em uma determinada situação. É tentar compreender sentimentos e emoções procurando experimentar, de forma sincera, o que o outro sente.
A comunicação não violenta considera que todas as ações objetivam tentar satisfazer necessidades e defende que isso deve ser feito evitando o uso do medo, da vergonha, da acusação, da coerção ou das ameaças.
Em outras palavras, as necessidades, desejos, anseios e esperanças não devem ser satisfeitos às custas de outras pessoas.
Um ponto importante da comunicação não violenta é a capacidade de expressão sem julgamentos de “bom” ou “mau”, certo ou errado; devem ser expressos sentimentos e necessidade e não críticas ou juízos de valor. Precisamos praticar bastante esse tipo de comunicação!
Emissor e receptor
A comunicação, muita vezes, é falha porque o emissor não considera o receptor quando emite a mensagem, ou seja, não existe a preocupação com a empatia. Muitos acreditam que comunicar é simplesmente falar ou escrever, ou seja, independe se houve compreensão da mensagem por parte do receptor.
Essa visão é limitada e errônea. A comunicação só ocorre quando a mensagem transmitida é, de fato, compreendida, ou seja, o outro, o receptor, o cliente da mensagem deve ser o foco do processo e medidas devem ser tomadas para garantir que a compreensão ocorra. O feedback, por exemplo, é uma delas.
Abaixo seguem algumas dicas que compartilhei para proporcionar uma comunicação mais efetiva:
Os demais assuntos tratados na palestra já foram objeto de posts anteriores meus aqui no blog:
- Dicas de como elaborar mensagens objetivas e claras e netiqueta
- 10 dicas de comunicação e o código de conduta na web
Essas e outras dicas são encontradas no livro Comunicação Empresarial. Vale a pena conferir.
Gostou das dicas sobre boas práticas de comunicação? Então assine nossa newsletter para receber mais informações no seu e-mail!
LEIA TAMBÉM
- Você sabe a diferença entre Inovação e Disrupção?
- Liderança e a Geração Y
- 12 livros que todo estudante de marketing deveria ler
Deixe uma resposta