19 de fevereiro de 2021

A importância do outsourcing na Era Digital

por Sandra R. Turchi

As startups e empresas de tecnologia promoveram profundas transformações nas relações de trabalho nos últimos anos. Um modelo disruptivo ganhou espaço no mercado e, com o tempo, outras empresas passaram a adotar ferramentas e serviços que se incorporaram à rotina dos pequenos, médios e grandes negócios. O outsourcing, termo em inglês que representa um modelo de negócios para terceirizar serviços, se estabeleceu entre as empresas promovendo a redução da carga de trabalho interna e elevando a produtividade direcionando os esforços da equipe para áreas estratégicas.

O modelo cresceu devido ao boom de serviços oferecidos por empresas externas com habilidades específicas para os negócios pequenos ou em fase inicial. Com o tempo, isso se tornou essencial para qualquer empresa manter os negócios sem ter que mobilizar uma grande estrutura interna e de recursos. Assim, é possível contratar especialistas em determinadas áreas para impulsionar os resultados do setor, tornando a organização mais forte com soluções específicas.

Com o serviço, é possível terceirizar outros fluxos dentro da empresa direcionando os esforços da rotina de negócios de maneira mais assertiva. As instituições passaram a ganhar mais tempo, reduzindo custos fixos e agregando valor perante ao mercado. Os colaboradores conquistaram maior autonomia para atuar nos negócios estratégicos, focando na criatividade e em outras tarefas necessárias. Contratar serviços de fora para determinada área do seu negócio é uma prática comum que ganhou ainda mais espaço em 2020.

Na era digital, o outsourcing adquiriu um contorno que será indispensável para muitos negócios nos próximos anos. Ter uma mão de obra especializada para funções específicas dentro da organização pode melhorar a produtividade, aumentar os lucros e obter experiências em áreas pouco exploradas, tudo isso a um custo acessível. Fora isso, é possível fortalecer os processos dentro da empresa, reduzir os gastos com equipes e salários, se estabelecer no mercado enfrentando a concorrência com outras empresas do setor, otimizar serviços, entre outros pontos.

Para os próximos anos, o outsourcing estará ainda mais em evidência, portanto, todo empreendedor deverá analisar as possibilidades com mais atenção. Investir nessa solução poderá trazer retornos financeiros e levar à cooperação com outras empresas. As consultorias especializadas em outsourcing conseguem potencializar a capacidade de entrega de resultados, aliando isso a inovação ao trabalho de profissionais especializados com foco na qualidade operacional.

Independentemente do tamanho da empresa, contar com o serviço de outsourcing é uma decisão estratégica para os negócios. Em um mercado com cenário competitivo e com surgimento de novas tecnologias e ferramentas, as empresas precisam adquirir o que há de moderno para otimizar a própria gestão e, desse modo, focar no que é essencial para os negócios.

FONTE: SANDRA TURCHI

Estratégias de e-commerce

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.