16 de novembro de 2020

Inovação aberta, mas o que é isso? | Sebrae Digital

por Martha Gabriel

Vamos entender o que é inovação aberta?

INOVAR, no sentido amplo, é criar uma solução nova, que melhore algum aspecto do negócio – pode ser qualquer coisa, por menor que seja, desde que ela acrescente melhorias em alguma dimensão do seu negócio. Por exemplo, passar a utilizar uma tecnologia que facilite pagamentos e aumente as vendas; ou mudar a forma de atendimento para aumentar a satisfação do cliente; ou desenvolver um novo produto no seu mercado.

Atualmente, conforme as tecnologias de comunicação digitais passaram a conectar cada vez mais pessoas e informações em qualquer lugar do planeta, foi se tornando cada vez mais fácil envolver pessoas externas da empresa nos processos de inovação – é isso que chamamos de inovação aberta — inovar por meio da participação de indivíduos fora da empresa.

Dê o play e veja porque a inovação aberta, ou open innovation, pode ser para o seu negócio sim!

Inovação aberta, mas o que é isso?

 

FONTE: MARTHA GABRIEL

Quer saber mais? Então conheça o livro Marketing na Era Digital!

 
Os desafios do Marketing na Sociedade 5.0. Com conceitos fundamentais, metodologias, técnicas e ferramentas, Martha Gabriel e Rafael Kiso auxiliam o desenvolvimento de estratégias de marketing usando as possibilidades tecnológicas existentes e emergentes.

Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias traz temas como Inteligência Artificial para Marketing, Netnografia, Influenciadores, Comunidades, Data Analytics, Automação, Neuromarketing e muito mais e aborda cinco importantes pilares da área: o planejamento estratégico de marketing, a experiência do consumidor (CX), as plataformas e tecnologias digitais emergentes, as estratégias digitais de marketing e o marketing orientado a dados.

Como marketing digital é, antes de tudo, marketing, este livro apresenta a base estrutural necessária para usar, com sucesso, o meio digital e desenvolver o seu plano de marketing. Além disso, oferece cases e exemplos com links ao longo dos capítulos.

Por que ler Marketing na Era Digital?

Caminhamos rumo à conexão em tempo real, que tende a estruturar o “smart world”, também conhecido como Sociedade 5.0. Esse cenário é repleto de oportunidades, criando um cérebro global coletivo, onipresente, onisciente e onipotente, centrado no ser humano. No entanto, para prosperar e continuar existindo nesse contexto, os negócios também precisam evoluir acompanhando essa jornada – tanto em relação à transformação do mercado quanto da tecnologia.

Mais conteúdo no livro Marketing na Era Digital

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.