17 de maio de 2021

Inovação na Educação: O Professor-Coach

por Douglas De Matteu

O processo de Coaching tem como objetivo levar o indivíduo, a equipe ou a organização do estado atual, até o estado desejado, ou seja, para a suas realizações, seus objetivos, contando com seus próprios recursos interiores. Isso acontece por meio de ferramentas específicas que permitem alcançar um conhecimento maior de si mesmo, aumentando a consciência sobre seus pensamentos e comportamentos identificando os elementos que moldam seu comportamento, como exemplos suas crenças, valores, podendo promover o repensar sua identidade e ajustes comportamentais relevantes para alcance dos objetivos.

A PNL

 
A PNL é a sigla para Programação Neurolinguística, e é o conjunto de métodos que demonstram e formam os processos cognitivos que influenciam nossos pensamentos, comportamentos e ações. Por meio da PNL, é possível analisar a estrutura do pensamento e da linguagem que utilizamos, e como ambos influenciam nossas escolhas e tomadas de decisão e ações. Com a PNL podemos melhorar esses padrões, reestruturando nossos modelos mentais e consequentemente ajustar comportamentos e alcançar os resultados almejados

O papel do Professor

 
Para que a Coaching e a PNL possam ser aplicados no processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor, atue de forma efetiva com o apoio da PNL e seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Sinaliza o papel dos Docentes:

Artigo 13 – Os docentes incumbir-se-ão de:

I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV. estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;

V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Conforme destacado no artigo 13, Professor deverá atender os requisitos da LDB, porém utilizando-se da PNL e do Coaching pode ser mais efetivo no processo de ensino-aprendizagem, como um Coach(profissional) que por meio perguntas e técnicas especificas, pode promover a reflexão e conscientização do alunado frente os objetivos de vida pessoal, profissional alinhado com os pedagógicos. Desta maneira podemos pensar em um Professor Coach, que assume os referencias da PNL e do Coaching para potencializar a educação, como exemplo, uma característica bastante peculiar focar sempre na solução em detrimento aos problemas(desafios).

Diante de tal abordagem propõe uma atuação que mescla competências de um professor e de um Coach. O que significa também que não é uma atuação pura de Coach ou pura de Professor, é a fusão de dois profissionais para criação de um terceiro o “Professor-Coach”.

Ser um Professor-Coach é envolver os alunos, coordenação e direção em projetos inovadores que podem transcendam os muros da instituição.

De maneira inovadora proponho a integração entre o papel do professor e do Coach foi desenvolvido o quadro 1, Professor, Coach e o Professor Coach que demostrar o papel de cada um, e propõe a formação de um terceiro profissional, aqui descrito como Professor Coach:

Quadro 1 – Professor, Coach e o Professor-Coach

 

Convido você leitor a refletir sobre a proposta descrita, quiçá compartilhar com os professores e coaches.

Este referencial está devidamente publicado no livro: Educação. Inovações e Ressignificações e também faz parte da minha pesquisa de Doutorado da Flórida Christian University – EUA.

FONTE: IA PERFORMA

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  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.