30 de abril de 2021

7 insights para o seu planejamento digital

por Sandra R. Turchi

De tempos em tempos é preciso rever as estratégias de marketing digital e descobrir quando é hora de traçar uma nova rota. Isso pode ser feito de várias maneiras, partindo da percepção, análise de métricas, público-alvo, comportamento do mercado, etc. Com isso, é possível criar ações que poderão ajudar a mudar aquilo que está sendo feito e que, talvez, não esteja gerando o resultado esperado. Criar ou refazer um planejamento é extremamente importante para o dia a dia dos negócios. No entanto, a maior dor para criar um planejamento de marketing digital é tirar a ideia da cabeça e colocar no papel. Por isso, o planejamento tem que ser objetivo e não pode ser burocrático.

A seguir, listei sete insights para o seu planejamento digital.

1 – Objetivo

 
O objetivo é a chave do negócio e o primeiro passo para criar um planejamento digital, pois antes de começar ou dar seguimento a qualquer negócio, é preciso saber aonde se pretende chegar. O objetivo irá ajudar a definir quais instrumentos serão necessários para colocar as ações em prática em busca dos resultados. Ao delinear o seu objetivo será possível traçar as metas. Fique atento para não se perder entre tantos objetivos. Para cada estágio do negócio há um objetivo diferente, por isso, identifique em qual momento está e qual será o seu foco para traçar o planejamento digital.

2 – Conteúdo

 
Quando tratamos de marketing digital não podemos esquecer da produção de conteúdos para o seu negócio. São os posts, textos, artigos, fotos, vídeos que irão fortalecer a comunicação com o seu público-alvo. Por isso, é preciso investir na forma como você entra em contato com sua audiência. Investir na produção de conteúdo é indispensável para o seu marketing digital, além de fortalecer o seu negócios nas buscas orgânicas em sites de pesquisa.

É importante que você foque em conteúdo de qualidade. Cuidado com os textos vendedores ou publicitários em excesso. Proponha temas que irão de encontro com a necessidade do seu público, que esclareça dúvidas, apresente soluções, inovações, etc. O material precisa ser rico em conteúdo e diversificado, sem perder o foco do seu negócio.

3 – Canais de comunicação

 
Dentro do seu planejamento digital você precisa abordar as maneiras como você deseja falar com o seu público. Por isso, é preciso identificá-lo e, principalmente, saber onde está. Assim, será possível direcionar sua comunicação. Mas tenha em mente que é necessário diversificar esse contato.

Não priorize apenas um canal e deixe outro desatualizado. Na era da informação e do mobile, seu negócio precisa estar em todas as frentes onde há contexto com seu produto e público, seja nas redes sociais, no e-mail, telefone ou WhatsApp.

4 – Análise SWOT

 
A técnica ajuda a especificar os riscos do negócio, auxiliando no planejamento estratégico para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição do mercado favorecendo a tomada de decisão. Com ela é possível visualizar fatores internos e externos que irão ajudar ou não a alcançar os objetivos.

A vantagem é que a análise SWOT irá auxiliar a ter um conhecimento amplo sobre o mercado e o próprio negócio, além de facilitar a análise da sua empresa a partir de outros pontos de vista.

5 – Campanhas

 
Esse ponto é chave para você atingir seu público. Com o planejamento bem definido, dar esse passo fica mais visível e menos arriscado, assim, é possível direcionar o conteúdo para a pessoa, no canal e na hora certos.

São inúmeras opções para impactar o seu lead em campanhas com Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Sabendo do seu caminho dentro do objetivo, você poderá implantar as campanhas mais assertivas para o seu negócio, respeitando o nicho e o orçamento disponível.

6 – KPIs

 
Para controlar a eficiência do seu plano de marketing tenha metas claras e KPIs bem definidas. O plano nunca acaba, ele está sempre em mudança e exige que você revise e atualize sempre que necessário para se manter no caminho do crescimento. Você deve acompanhar os indicadores-chave para avaliar se as estratégias que você planejou estão trazendo o retorno previsto.

7 – Orçamento

 
Se você tem clareza do orçamento fica mais fácil planejar onde irá investir. Você precisa definir com antecedência o quanto pretende gastar nas ações prioritárias do seu plano em um prazo definido no seu planejamento. Ter um orçamento vai garantir que você não ultrapasse os investimentos previstos, além disso, estabeleça um prazo de duração para todas as ações e o custo estimado para cada uma delas.

FONTE: SANDRA TURCHI

Estratégias de e-commerce

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.