3 de janeiro de 2019

Saiba como deve ser feita a integração de novos colaboradores pelas organizações

por GEN.N&G

Quer saber como deve ser feita a integração de novos colaboradores pelas organizações? Veja as dicas do livro Gestão de Pessoas:

Como deve ser feita a integração de novos colaboradores?

 
Uma forma de movimentação é a internalização das pessoas na organização. Esse processo é iniciado a partir da imagem da organização no mercado de trabalho ou partir do primeiro contato com a pessoa. A partir do primeiro contato, em todas as ações decorrentes até o momento em que a pessoa ingressa na organização, vão sendo construídas expectativas mútuas entre a pessoa e a organização, o que é chamado de contrato psicológico. A forma como a pessoa é acolhida pela organização terá grande influência na relação a ser estabelecida entre a mesma e o seu trabalho.

Infelizmente, verificamos que há um grande descaso com a acolhida da pessoa. Na maior parte das organizações que pesquisamos, não encontramos nenhuma ação de acolhimento. Eventualmente, há um momento em que a organização é apresentada para o novo colaborador, mas na sequência a pessoa é encaminhada para o seu posto de trabalho sem nenhuma orientação. Verificamos em organizações públicas e privadas o efeito positivo no clima organizacional das ações de acolhimento. Esse movimento é caracterizado como um processo de socialização da pessoa em seu ambiente de trabalho, no qual ela entra em contato com os padrões culturais e políticos da organização.

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Foto: Istock/Getty Images

Práticas mais comuns encontradas nas empresas

 

  • Integração – são ações que procuram aclimatar a pessoa em seu ambiente de trabalho, informar sobre a organização e seu negócio, estabelecer ligação com pessoas importantes para o trabalho, oferecer orientação sobre normas e procedimentos etc.
  • Orientador – é designado para orientar a pessoa nos contatos iniciais com a organização e servir de elo entre as expectativas da organização e da pessoa.
  • Divulgação da organização – são ações que visam criar uma imagem positiva da organização em seu mercado de trabalho.
  • Negociação de expectativas – são ações desenvolvidas durante os contatos preliminares com a organização onde são avaliadas as expectativas entre a pessoa e a organização, tais como: condições de trabalho, possibilidades de desenvolvimento e carreira, formas de recompensa, ambiente e clima de trabalho etc.

A relação entre a organização e a pessoa deve ser uma preocupação constante de ambas as partes. Normalmente, ela é trabalhada no início e depois esquecida. Poucas são as organizações que têm uma preocupação constante com esse aspecto. Não bastam boas ações de recepção da pessoa pela empresa se essas ações não tiverem continuidade ou se as ações subsequentes não forem coerentes com as ações de internalização.

O processo de recepção da pessoa pela organização deve preocupar-se com os seguintes aspectos:

  • Dar continuidade ao contrato estabelecido entre a organização e a pessoa durante o processo de captação.
  • Oferecer informações sobre a organização, sobre as pessoas que nela trabalham, sobre seu mercado e clientes.
  • Criar vínculos com outras pessoas na organização que possam servir de referência para a pessoa que está entrando na empresa.
  • Estabelecer um processo de acompanhamento da pessoa na organização e do seu nível de satisfação.
  • Criar canais de comunicação para que a pessoa possa manifestar-se sobre a adequação de sua relação com a organização.
  • Coerência do conjunto das políticas e práticas de gestão de pessoas com o processo de internalização.

A questão da internalização das pessoas foi trabalhada por Van Maanen (1989:45) como processo de socialização das pessoas na organização; o autor aborda as estratégias utilizadas e as principais consequências das mesmas para as pessoas e para a organização. O processo de internalização não deve ser utilizado para reprimir ou padronizar comportamento das pessoas e das suas relações com a organização. Caso a empresa utilize o processo de internalização para iniciar um processo de adestramento comportamental, estará matando as possibilidades de contribuições criativas das pessoas e perdendo toda a riqueza da diversidade oferecida pelas diferenças individuais.

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