16 de maio de 2019

Por que você deve ler o livro ‘Fundamentos em Gestão de Projetos’

por Antonio Cesar Amaru Maximiano

O livro Fundamentos em Gestão de Projetos, de Marly Monteiro de Carvalho e Roque Rabechini Jr., é obra essencial para quem busca um conjunto de conhecimentos relacionado à gestão de projetos de diversas naturezas. Além de abordar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), produtos e de processos, logística, administração da Tecnologia da Informação e desenvolvimento de recursos humanos, entre outros, o livro oferece o tratamento exaustivo de todos os capítulos do Guia do PMBOK ©, que é a caixa de ferramentas disponibilizada pelo Project Management Institute (PMI).

Os autores demonstram total capacidade de sintetizar informações cruciais a respeito do papel do gerente de projetos, de acordo com o conteúdo desse Guia, e avaliar sua importância dentro de qualquer negócio.A obra explica que houve um notável crescimento da participação das empresas do setor da Tecnologia da Informação interessadas em Gestão de Projetos. Não apenas essas empresas trabalham com projetos e vendem projetos, mas podem entregar resultados com rapidez e qualidade se usarem as ferramentas apropriadas. Conhecer e utilizar eficazmente a gestão de projetos é o caminho para isso.

Resenha: Fundamentos em Gestão de Projetos | Grupo GEN | Atlas

O livro também exemplifica como as empresas têm passado por um processo de transformação, organizando-se para poder dar respostas eficazes e ágeis aos problemas ambientais, e, em especial, àqueles que se referem à competição e ao posicionamento de mercado. A gerência de projetos traz a evolução do paradigma gerencial que tem foco na rotina, reorientando-o para o paradigma gerencial que tem foco na inovação.

De que forma iniciamos um novo projeto? Quais são as principais formas de geri-lo? Como repassar as informações essenciais para a equipe? Como podem ser organizados os processos? De que forma a teoria pode me ajudar no dia a dia do trabalho? Essas e outras questões são discutidas na obra, que apresenta todas as respostas necessárias. E, assim como esclarecem Marly Monteiro e Roque Rabechini, “essas respostas constituem um conjunto de ações ou atividades que refletem a competência da empresa em aproveitar oportunidades, incluindo, portanto, sua capacidade de agir rapidamente, respeitando as limitações de cronograma, custo e especificações.”

Nesta edição, foi ampliada a visão sobre gestão ágil e lean em projetos. Foi incluído um capítulo dedicado exclusivamente ao tema, apresentando principalmente os métodos ágeis e lean, como o Scrum, acompanhando a tendência de crescimento dessas abordagens nas organizações. Se você busca um livro agradável, com textos que enfatizam a importância do gerenciamento de projetos em termos organizacionais e estratégicos, recomendo essa ótima leitura.

Mais conteúdo no livro Fundamentos em Gestão de Projetos

Gostou de conhecer o livro Fundamentos em Gestão de Projetos? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,
  • Antonio Cesar Amaru Maximiano
    Antonio Cesar Amaru Maximiano

    É professor e pesquisador do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É também Coordenador de Programas e Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Administração Geral, Administração de Projetos, Qualidade Total e Recursos Humanos são suas áreas de atuação no ensino e na pesquisa.