13 de abril de 2018

Logística empresarial: um guia prático de operações logísticas

por Amarildo de Souza Nogueira

Com o decorrer das décadas, o avanço do comércio global, combinado com a terceirização da manufatura e a crescente integração dos mercados, transformou a distribuição de produtos e serviços ao redor do mundo, a chamada logística empresarial, em uma tarefa cada vez mais complexa, com necessidades e desafios particulares.

Dessa forma, a logística obteve um reconhecimento cada vez maior como parâmetro de vantagem competitiva no planejamento de negócios das organizações. A principal razão está na mudança organizacional provocada pelo novo modelo de relacionamento entre fornecedores e clientes, que cada vez mais visam o estabelecimento de objetivos compartilhados em longo prazo.

Em conversas com alunos, em minha vida acadêmica, como professor e coordenador de curso, percebi a dificuldade de encontrar um material bibliográfico único que tratasse dos temas de relevância da logística atual. Por esse motivo, em 2005, iniciei a pesquisa e o desenvolvimento do livro Logística empresarial: um guia prático de operações logísticas, para que o leitor compreenda e coloque em prática, de forma clara e objetiva, os principais conceitos que envolvem a boa gestão dos processos logísticos.

O Capítulo 1 disponibiliza uma introdução sobre a logística empresarial e sua relevância, a necessidade de estudá-la e sua finalidade estratégica para a corporação. Destaca uma visão local e global da logística, bem como a importância da inovação, competência logística e desenvolvimento de talentos.

O Capítulo 2 ilustra a cadeia de abastecimento (supply chain) na integração dos processos logísticos. Salienta a importância da logística de suprimentos, dos processos relacionados ao PPCPE (programação, planejamento e controle da produção e estoque) e das atividades primárias e de apoio, propondo uma reflexão sobre a inclusão da gestão de pessoas como um dos itens das atividades de apoio.

O Capítulo 3 aborda a importância da correta armazenagem de materiais, sistema de picking e packing, separação e utilização de pedidos, tipos de embalagens, distribuição de produtos e serviços e logística reversa.

O Capítulo 4 evidencia os sistemas modais de transporte, com apresentação das suas principais características, ressaltando suas vantagens e desvantagens. Nesse capítulo, faço uma proposição para consideração do novo sistema modal, o infoviário.

O Capítulo 5 indica técnicas e práticas para gestão de estoques, formas de cálculo de dimensionamento e previsão da demanda. Nesse capítulo, há um destaque especial para ferramentas logísticas, gestão de inventário de estoque, curva ABC de estoque e todos os seus parâmetros de determinação e classificação.

O Capítulo 6 versa sobre o papel crucial da tecnologia da informação (TI) para a eficácia do desempenho da logística. Nesse capítulo, é apresentada a definição de WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning), TMS (Transportation Management System), ECR (Efficient Consumer Response), CRM (Customer Relationship Management), RFID (Radio-Frequency Identification) e código de barras. É também salientada a importância da TI nos processos logísticos para proporcionar informações precisas e direcionadas, bem como a relevância da boa gestão dessas informações.

O Capítulo 7 apresenta a importância do planejamento logístico, indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) e benchmarking. Para o final, foi reservado um tema de relevância para as corporações, mas que ainda não faz parte da cultura de grande parte delas, a qualificação dos profissionais de logística.

O Capítulo 8 mostra a importância da logística empresarial no comércio internacional, com informações conceituais sobre exportação e importação, todos os seus processos, bem como os principais documentos utilizados. Descreve o que é e quais os Incoterms (International Commercial Terms), sua finalidade e como utilizá-los. Apresenta também a dinâmica desse mercado, os principais blocos econômicos e os órgãos que atuam no processo de comércio exterior.

No capítulo 9, há informações sobre carreira e a metodologia SOM (Sonho, Objetivo e Meta), que auxilia as pessoas na conquista do sucesso profissional e pessoal. Além disso, é demonstrada a importância do processo de coaching no planejamento de carreira.

Nesse livro, procurei abordar as questões da logística empresarial de forma ampla e realística, aliadas aos desafios e às necessidades operacionais. O conteúdo proporciona uma leitura didática e consistente que pode contribuir para ampliar os conhecimentos em logística e agregar novas formas de atuação nesse ambiente.

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  • Amarildo de Souza Nogueira
    Amarildo de Souza Nogueira

    Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.