1 de fevereiro de 2019

7 livros para melhorar a sua comunicação oral e escrita

por GEN.N&G

Saber escrever e falar corretamente é imprescindível para quem busca sucesso, seja no mercado de trabalho, nos estudos e até mesmo na vida pessoal. Para te ajudar a melhorar nesses aspectos, selecionamos 7 livros que irão auxiliá-lo a melhorar sua comunicação oral e escrita. Veja:

1- Comunicação Empresarial – João Bosco Medeiros e Carolina Tomasi

 
Este livro segue duas linhas distintas: a da Comunicação, que é a profissional, e a outra, que segue os estudos de Língua Portuguesa. Como a maioria dos manuais didáticos na área de Comunicação tem-se ocupado de estudos apenas da língua, seja ele do uso estrito da linguagem, seja ele preocupado com gramatiquices, este livro optou por uma abordagem dupla: a profissional e a linguística. O presente texto é resultado de pesquisa dos principais temas tratados em sala de aula no que se refere à disciplina Comunicação Empresarial dos cursos de Administração. Ocupando-se de temas diretamente relacionados à Linguística e à Comunicação, este livro poderá ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Enfatiza, também, o uso tanto da modalidade escrita da língua quanto da modalidade oral.

2 – Como escrever textos: Gêneros e Sequências Textuais

 
Livro Como escrever textos

Esta obra trata de competências comunicativas, particularmente de gêneros administrativos empresariais e oficiais. A primeira parte expõe teorias de gêneros e de sequências textuais, objetivando oferecer ao estudante (ou pessoa que tem interesse em aprender a redigir, argumentar, apresentar textos coesos e coerentes) informações sobre estruturação do texto, progressão textual, enfim, habilidades que lhe proporcionem competências para transitar sobre os mais diferentes tipos de textos que circulam no mercado ou na vida cotidiana. Ainda nesse sentido, inclui um capítulo sobre leitura, que oferece subsídios para o desenvolvimento de postura crítica diante dos textos.

A segunda parte do livro dedica-se à apresentação dos mais variados tipos de textos que circulam, quer nos ambientes empresariais, quer na administração pública. Nesse sentido, vê os gêneros textuais como forma de ação, uma das posturas mais atuais nessa área do conhecimento. Todas as nossas ações apoiam-se em gênero, e é por meio da linguagem que atuamos no mundo.

3 – Comunicação Escrita nas Empresas

 
Escrever e falar não são atos fáceis, quando se está em meio à formalidade da vida profissional. Comunicação escrita nas empresas – teorias e práticas é um referencial àqueles que desejam aprimorar a comunicação escrita e oral, assim como entender as interações que as linguagens realizam, a partir das novas tecnologias, ampliando recursos e possibilitando maior sinergia comunicativa no ambiente das organizações. O livro é uma nova referência em linguagem simples e eficaz, para sanar dúvidas e aperfeiçoar pessoas de empresas que aprendem e se comunicam, internamente e externamente, em busca de sucesso pessoal e profissional. Trata de forma interdisciplinar as ciências da Administração, Comunicação e Letras, com a apresentação de conteúdos integrados, de forma a desenvolver competências comunicativas e atitudes na formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.

4 – Comunicação Empresarial – Patricia Itala Ferreira e Gustavo Malheiros

 
Comunicação empresarial é essencialmente didático e prático. Seu planejamento instrucional possibilita que o leitor entenda a teoria e suas aplicações, e que seja capaz de adaptar os conceitos à sua prática. Para isso, dispõe de diversos recursos de aprendizagem e aplicação, entre eles:

Para Pensar: questionamentos e reflexões para pensar ou repensar práticas vivenciadas pelo leitor;

Estudo de Caso: através do relato de uma empresa fictícia, o leitor é convocado a ajudar nosso personagem na resolução de tarefas relacionadas ao conteúdo do livro;

Teste seu Conhecimento: exercícios de fixação ao final de cada capítulo;

Vale Saber: curiosidades, exemplos e atualidades relacionados aos temas tratados no capítulo;

Resumos Executivos: para a fixação dos principais conteúdos abordados;

Exercícios de Aplicação: permitem ao leitor aplicar seus conhecimentos à sua prática de trabalho;

Respostas dos Exercícios de Fixação (Teste seu Conhecimento).

5 – Comunicação Oral nas Empresas

 
Possuir competência comunicativa é atualmente uma exigência de mercado e uma necessidade profissional e pessoal. Não obstante a fala seja o canal mais utilizado para se comunicar nas organizações e no meio social, pouco se sabe de como desenvolver a habilidade de falar bem e em público. Por sua vez, as escolas não ensinam o sufi ciente sobre a oralidade e sua prática. Ao mesmo tempo, as empresas também carecem de recursos para aprimorar a sua força de trabalho na área comunicativa, já que a Comunicação é, reconhecidamente, um elemento estratégico de grande valia. O enfoque do livro é oferecer possibilidades para falar melhor e realizar apresentações em público, trazendo aos leitores relevantes informações e saberes tanto teóricos como práticos, para que articulem melhor a oralidade e sejam mais eficazes comunicativamente em suas atividades laborais e pessoais.

6 – Português Instrumental

 
Resenha: Português Instrumental

Português Instrumental, de Dileta Silveira Martins e Lúbia Scliar Zilberknop, é um completo manual prático da língua portuguesa que irá ajudar você a compreender e dominar o idioma, além de facilitar a efetividade na comunicação entre as pessoas. O livro chega à sua 30ª edição atualizado e totalmente reformulado, com informações sobre Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos, e de acordo com a NBR 6023/2018.

A obra está dividida em quatro partes:

Comunicação e redação: os capítulos que compõem essa parte do livro oferecem ao leitor um embasamento teórico-prático para a comunicação oral e escrita;
Gêneros Administrativos: Aqui você encontrará todos os parâmetros técnicos responsáveis para elaborar os mais diversos documentos (comunicados, atas, contratos, currículos, etc);
Gênero Acadêmico: Os capítulos dessa parte o ajudarão nos passos para a elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos, incluindo a sua normalização textual e de referências bibliográficas;
Gramática: A última parte do livro é dedicada à abordagem dos principais tópicos que pertencem à norma-padrão da língua portuguesa.

7 – Comunicação Escrita nas Empresas

 
Escrever e falar não são atos fáceis, quando se está em meio à formalidade da vida profissional. Comunicação escrita nas empresas – teorias e práticas é um referencial àqueles que desejam aprimorar a comunicação escrita e oral, assim como entender as interações que as linguagens realizam, a partir das novas tecnologias, ampliando recursos e possibilitando maior sinergia comunicativa no ambiente das organizações.

O livro é uma nova referência em linguagem simples e eficaz, para sanar dúvidas e aperfeiçoar pessoas de empresas que aprendem e se comunicam, internamente e externamente, em busca de sucesso pessoal e profissional. Trata de forma interdisciplinar as ciências da Administração, Comunicação e Letras, com a apresentação de conteúdos integrados, de forma a desenvolver competências comunicativas e atitudes na formação de profissionais da área de gestão, em cursos acadêmicos e corporativos.

Alguns temas são apresentados de modo diferenciado, na perspectiva de tratar os aspectos básicos da língua portuguesa que sustentem a comunicação nas empresas e supra as dificuldades encontradas por gestores e colaboradores de organizações com a necessidade de vencer desafios e alcançar bons resultados.

Gostou dos livros sobre comunicação oral e escrita? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.